quinta-feira, 4 de agosto de 2011

ADQUIRINDO CONHECIMENTOS COM AS TIC

.
Desde o primeiro dia na faculdade, lembro-me,no início do ano  2002,  senti a grande necessidade de estar inserida no mundo tecnológico. Logo ao iniciar o curso de pedagogia, procurei participar de um curso de computação afim de encontrar algo que viesse me auxiliar nessa nova busca. Porém por falta de tempo disponível  permaneci no referido curso, só trinta dias,  tempo em que pude me apropriar do conhecimento da máquina e a manuseá-la adquirindo um pouco de segurança. 
Logo foi criado o laboratório da UFBA,então com as aulas ministradas sob a orientação da professora Bonilla,consegui avançar. E também sempre que eu tinha oportunidade, estava no laboratório manuseando a máquina adquirindo cada vez mais prática. A minha preocupação, era estar na faculdade e alheia a uma ferramenta tão importante para o exercício da minha profissão como também  da minha trajetória nos estudos.
Adquiri avanço na parte teórica e na prática, acredito que é de grande relevância, o professor estar interado com as novas tecnologias, por isso pretendo continuar nessa busca sem medo do novo.
Escolhi uns temas importantes para estudo dentre eles: Inclusão digital, As políticas públicas da inclusão digital. Foi muito produtivo, os  conhecimentos,em relção esse assunto fluíram e continuo na busca de mais saberes. Ao dedicar-me à leitura desses textos, compreendi o quanto é necessário para o professor, pois o mundo como está com fronteiras não definidas e em constante mudança, precisamos nos preparar a cada dia para enfrentar novidades.  
No momento estou  participando do projeto UCA ( um computador por aluno) está sendo desenvolvido de maneira satisfatória onde todos nós cursistas estamos aprendendo muito junto com os nossos alunos. Observando essa interação professor-aluno percebe-se a importância do mesmo para a educação. No decorrer do curso tenho feito auto-avaliação e vejo  avanço no meu aprendizado embora incipiente, mas regado pelo desejo de progredir cada vez mais.
Os meus alunos demonstram muito interesse de estar inserido nesse projeto, eles participam com autonomia e mostram através do manuseio com as máquinas suas habilidades.
                                       Lana Sobreira Menezes de Sousa



Nenhum comentário:

Postar um comentário