quinta-feira, 4 de agosto de 2011

AVANÇANDO COM OS MEIOS TECNOLÓGICOS

A interação dos meus alunos com as máquinas a cada dia está sendo surpreendente. No início do projeto UCA, fiz o levantamento dos conhecimentos prévios dos mesmos sobre informática poucos já tinham habilidade com o computador, outros falaram que nunca tiveram acesso a esses meios tecnológicos. Quando chegamos no infocentro, a euforia foi grande por parte dos alunos cada um procurando sentar em frente as maquinas tentando realizar jogos, como criar e-mails, foi muito produtivo. O que eles reclamaram foi a quantidade de máquinas não ser suficiente para a turma e também o tempo foi curto para todos participarem como queriam. Apesar de tudo alguns alunos conseguiram criar seus e-mails, e outros participaram de vários jogos, mesmo ficando em dupla em cada computador. Agora um computador, por aluno, tudo fica muito mais fácil. Percebe-se a euforia dos alunos na busca de conhecimento no manuseio da máquina. Até mesmo os que ainda não conhecia nada, como alguns falaram, nos primeiros dias com o laptop demonstraram já uma certa habilidade. 
Sabemos que o aluno constrói seu próprio conhecimento com a interação com o meio em que vive. As crianças quando vão para a escola, levam a formação que recebem do seu meio, repleto portanto de elementos de habilidades. Esse conhecimento do cotidiano se expressa, muitas vezes, nas manifestações espontâneas das crianças, quando expostas a desafios, situações que consideram necessário resolver. Tenho observado tais atitudes nos meus alunos, quando realizamos em sala de aula, auto-avaliação, dentre outras atividades desafiadoras, eles se manifestam de maneira espontânea e nos surpreende nas resoluções dos diferentes desafios que acontecem no cotidiano da escola.

                                                                                          Lana Sobreira Menezes de Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário