sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE PROJETOS

O aprendizado está fluindo, percebe-se ao observar a produtividade através de avaliação. No início do projeto, UCA, foi feito o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos e depois de alguns meses foi detectado um  avanço significativo.
Trabalhar com projetos é uma maneira imprescindível para sistematização dos conteúdos programados pelo fato das  possibilidades que um projeto proporciona em relação ao encaminhmento e as várias situações de resolução. Concordo com a afirmação seguinte:
 Machado(2000) afirma que projetar é um dos traços mais característicos da espécie humana. "Sonhos, ilusões, e particularmente utopias são essenciais para alimentar a imaginação no caminho para a elaboração de projetos. É justamente o caráter operatório dos projetos que os distingue com mais nitidez das utopias: enquanto sempre se apresenta munidos de elementos operatórios que instrumentalizam  as ações transformadoras e apontam no sentido da sua realização, uma utopia não considera sequer a discussão sobre os caminhos ou a possibilidade de sua realização".
Estamos trabalhando  com o projeto UCA, um de poesia, e outro projeto sobre Cultura e Identidade, enfocando a comunicação para a igualdade Étnico- racial, que tem por título: Somos filhos do Brasil e netos do Mundo.
É um tema que veio fortalecer a consciência dos alunos e dos seus familiares, em sua grande parte, em relação ao preconceito, especificamente, o racismo, que é um tipo de preconceito inceitável pois apesar de tanta informação ainda se percebe essa tal prática em nosso meio.
Ao desenvolver esse projeto foram trabalhados vários sub-temas tais como: o preconceito em geral, e vários outros tipos. O preconceito maléfico e o benéfico, o racismo. Também foram trabalhados: o reconhecimento e a importância do respeito a diversidade, a contribuição africana para a formação da Lingua portuguesa no Brasil, sobre o tráfico humano que deu  origem ao capitalismo mercantilista, reconhecimento da participação do povo afro e indígena na construção do Brasil, etc.
Está sendo, um trabalho, muito intenso o desenvolver desses conhecimentos, mas estamos conseguindo, avaliando a  cada dia a  produtividade.
Interessante a participação dos alunos, pois quando feita avaliação oral sobre o assunto deixa  claro o grande envolvimento de toda a turma nas respostas, e sempre positivas, demonstrando que dão bastante ateção  sobre o assunto.
Muito interessante também foi a produção de um cordel um dos tópicos para a culminância. Cada dia de aula separamos alguns minutos para a criação coletiva do cordel. Esses momentos foram oportunos para avaliar melhor a aprendizagem deles pois estão desenvolvendo o trabalho criando os mais variados  versos e estrofes coerentes ao tema, "SOMOS FILHOS DO BRASIL E NETOS DO MUNDO". A participação da turma se deu de uma maneira interativa pois quando um aluno produzia oralmente os versos todos ficavam atentos esperando sua vez e logo era feita a correção coletiva com o texto escrito no quadro. Mais gratificante ainda foi a troca de algumas palavras nos finais dos versos, a troca de palavras com rimas.
Um aluno disse:
 - Essa rima não deu certo tem que mudar,
Outro disse: - e aí? O que fazer pra encontrar uma palavra que rime com assunto, com respeito?
Outro responde: - rumo,assunto, preconceito, direito...
A conversa continuou e o tempo da aula determinado para a produção e correção foi pouco para tanto entusiasmo na busca de palavras. Eu particularmente achei muito proveitoso o envolvimento a provocação, a inquietação, interação na busca de palavras para completarem versos e estrofes, vi  nos olhos das crianças o desejo de produzirem da melhor forma  possível. Quando se passaram os minutos determinados para o tal trabalho, um grupo disse:
- Chíii, por hoje,conseguimos pró! O trabalho foi difícil mas valeu a pena.
Outro grupo falou:
 - Segunda-feira iremos continuar até completar o texto, não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário