quarta-feira, 20 de julho de 2011

APRENDENDO E ENSINANDO

O projeto, UCA, é muito importante para a educação. Antes o riso em contraste com a seriedade, agora a realidade de um objetivo sendo alcançado.
Vivemos em um mundo em constante mudança e precisamos nos preparar a cada dia para enfrentarmos novidades. Nesse sentido não devemos ficar atemorizados com o novo, podemos considerar que somos seres que sempre aprendem, estamos constatemente evoluindo e aperfeiçoando nossa forma de ver e criticar a realidade.
Temos que pensar na formação de individuos que estão sempre enfrentando novos desafios, aprendendo a promover novas articulações entre suas formas de raciocínio. Daí por diante os alunos vão adquirindo habilidades pois elas dependem da realização de atividades variadas. Muitas vezes é necessário repetir determinadas tarefas até que a turma adquira domínio pleno das atividades requeridas. Acredito que é o professor a pessoa mais indicada para promover o equilíbrio entre as formas de sistematização. Por isso, a grande importância do projeto UCA também para o professor.
Como sabemos os alunos são frequentemente estimulados a procurar soluções próprias para as situações e para mostrar suas diferentes maneiras de pensar. A presença do professor é importante para fazer a mediação da aprendizagem.

                                                                             Lana Sobreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário