quinta-feira, 21 de julho de 2011

ENTREVISTA COM MAGDA SOARES

 LETRAR É MAIS QUE ALFABETIZAR
Magda Becker Soaes

 Nos dias de hoje, em as sociedades do mundo inteiro estão cada vez mais centradas na escrita, ser alfabetizado, isto é, saber ler e escrever, tem se revelado condição insuficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código escrito, é preciso fazer uso da leitura e da escrita no cotidiano, apropriar-se da função social dessas duas práticas; é preciso letrar-se.

 " A cada momento multiplica-se as demandas por práticas de leitura e de escrita, não só na chamada cultura do papel, mas também na nova cultura da tela, com os meios eletrônicos",  diz Magda, professora emérita da  Universidade Federal de Minas (UFMG).Se uma criança sabe ler, mas não é capaz de ler um livro, uma revista, um jornal, se sabe escrever palavras e frases, mas não é capaz de escrever uma carta, é alfabetizada, mas não é letrada,explica. Para ela, em sociedades grafocêntricas como a nossa, tanto crianças de camadas favorecidas quanto crianças das camadas populares convivem com a escrita e com práticas de leitura e escrita cotidianamente, ou seja, vivem em ambientes de letramento.

" A diferênça  é que crianças das camadas favorecidas têm um convívio inegavelmente mais frequente e mais intenso com material escrito e com práticas de leitura e de escrita", diz. " É  prioritário propiciar igualmente a todos o acesso ao letramento, um processo de toda vida" .

                                                                    ( ELIANE BARDANACHVILI)

Lendo o texto acima citado, entrevista, como também o texto Letramento e Alfabetização de Magda Beker Soares, me apropriei de conhecimentos muito importantes para a minha prática docente. Como estamos desenvolvendo um projeto em sala de aula, Um computador por aluno, associei os conhecimentos e produzi um texto em versos e rimas falando da importância, da necessidade do letramento na alfabetização convencional e também na digital, pelo fato de estar se multiplicando as demandas por práticas de leitura e escrita não só na conhecida cultura do papel mas também na cultura da tela. Veja a seguir:

   LETRAMENTO E INCLUSÃO DIGITAL

Letramento é levar o aluno
Ao exercício das práticas sociais
De leitura e de escrita  em vários suportes,
Inclusive no laptop
É um processo que se estende
Por todo processo da escolaridade
É mais que isso; por toda a vida
Não precisa fazer confusão
O processo de letramento
É fundamentalmente
O processo de escolarização.

Letramento e alfabetização
Esses dois processos não se distinguem 
Para que não continuemos nos enganando
Nós professores; podemos alfabetizar letrando

Letramento soma-se com alfabetização
Não se pode distinguir
Os dois processos unidos são
Alfabetizar letrando significa levar
A criança a aprender a ler e a escrever
Levando-a com práticas reais
De leitura e escrita a conviver

Estamos substituindo as tradicionais,
Atividades, por leitura e pesquisas no laptop,
Não  esquecendo dos livros, revistas, jornais.
Material que circula na escola e na sociedade
Criando situações de práticas, produções e muito mais...

Em história, geografia e ciências
Na matemática, mundo tecnológico, então
Letrar para todos os professores,
É função e obrigação.

Letramento é o estado de que vive o indivíduo
Que não só sabe ler e escrever
Mas exerce as práticas sociais
De leitura e escrita
É alfabetizado digitalmente
Sabe ler e interpretar tabelas
Formulários, sua carteira de trabalho
Suas contas de água, luz e telefone
Sabe escrever, e escreve cartas, bilhetes e telegramas
Preenche formulários,
Sabe em qualquer momento redigir
Um ofício e também um requerimento

Letramento é viajar
Por lugares desconhecidos
Sem que seja necessário
Sair da poltrona onde está
Sem precisar pegar o trem
Letramento é um bem
É chorar lendo lindas histórias de amor
Sentir o abraço dos personagens
Descrever a beleza de uma flor
É navegar na internet através do monitor

Letramento é informação
Conhecimento do mundo tecnológico
É uma receita de bolo é notícia de jornal
Um bilhete simplesmente
Notícias sobre o presidente
Não é treinamento repetitivo
É telegramas e cartas de velhos amigos!

É um mapa mundi
Manual de instrução para todos os fins
Relacionar o passado e o presente
Numa viagem contínua, avançar no aprendizado
E nunca pensar em chegar ao fim

É comunicação com a família
E leitura através da tela
Busca constante do saber
Roca de informações
Interesse no que se deseja conhecer!

Letramento é pensar, criar, produzir...
Viajar na leitura por esse mundo a fora
Observar uma linda paisagem
Fazer leitura de imagem
É relacionar o antes com o agora

Letramento é divertimento
jogar com segurança no computador
O programa preferido na TV
Compreensão de roteiros é ler e  folhear revistinhas
Pateta, Pato Donald, Mônica, Tio Patinhas...

Letramento é o improviso
Versos de amor de um poeta
Declaração com metáforas
Das coisas belas da vida
Uma lista de compras
Cartas de despedidas

Letramento tem como seu componente
A alfabetização
São dois processos unidos
Só que distintos não são
Letramento precisa ter
Grande presença na escola
É um tema tão relevante
Na educação, não pode ficar de fora!

Letramento é compreensão
É rir e chorar Expressar o que sente o coração
Ler e escrever lindas histórias de amor
Mesmo que seja só no pensamento
É estar sempre em busca de mais conhecimento.

Letramento é conhecer e viver
Os belos momentos da vida
Conhecer o seu e outros mundos
Ler, pesquisar, viajar, navegar no computador
Ou até escrever um poema de amor

É sonhar na leitura de bons livros
Interpretar belas metáforas
Viajar no pensamento
Em busca do conhecimento
Ou mesmo escrever uma carta

Letramento é pensar
Descrever a beleza do mar
Improvisar lindos versos
Observar a natureza de perto
Compreender o mundo, o ambiente
Ou ate mesmo tentar fazer
Tudo isso, simplesmente!

Letramento é emoção
É compor uma canção
Externar os sentimentos na tela e no papel
Do comodismo tirar o véu
Memorizar não ser esquecido
Seguir orientações
Para que não fique perdido!


Reflexão sobre o texto: Alfabetização e letramento, Magda Soares

                                                        Lana Sobreira Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário