sábado, 22 de outubro de 2011

CRIATIVIDADE COM AS POSSIBILIDADES QUE O UCA OFERECE - LIVRO DE POESIA

                            


 NO MUNDO DA POESIA

A tecnologia da informação e da comunicação pode contribuir, muito, para ampliar a produção do conhecimento, levando-se em conta que os meios de informação oferecem acessos a diversas possibilidades de interação, mediação e expressão, oferecidas, tanto pelos fluxos de informação  e recursos disponíveis, textuais, visuais e sonoros, como pela dinâmica de exploração. 
Na minha concepção, essas possibilidades devem ser oferecidas aos alunos desde os anos iniciais do  Ensino Fundamental. Nessa linha de pensamento, elaboramos e desenvolvemos um projeto de poesia com os alunos do 3º Ano da Escola Duque de Caxias em Irecê Bahia, utilizando o laptop como recurso para pesquisas, leitura de vários textos, inclusive poéticos e também para os alunos conhecerem autores de poesias infantis e muitas das suas obras. Isso aconteceu,  as crianças se sentiram bem  mais motivadas para a criação dos seus próprios textos, como também utilizaram o editor de texto,UCA, para digitação das suas produções, pois também outro objetivo foi produzir um livrinho.  Isso muito contribuiu para o progresso com relação as hipóteses de leitura e escrita, a criatividade e a criticidade da turma. Com muito entusiasmo, pelo fato de serem também os autores, fizeram  postagens, dos seus textos, no blog. O livro abaixo é produto final dos trabalhos desenvolvidos no referido projeto, o qual os alunos deram o título: No mundo da  Poesia

                                             Lana Sobreira

.


A  POLUIÇÃO

 Apoluição é muito ruim
Temos que evitar
Vamos produzir menos lixo
Com o desperdício temos que acabar

O planeta está sofrendo
Por causa da poluição
Transmite muitas doenças
Prejudica a respiração,
A visão, a audição

Não jogue lixo nas ruas
Nos mares, rios e lagoas
Crianças, vamos fazer nossa parte
Pra todo mundo ficar de boa!

                             José Murilo da Silva Menezes

AS BORBOLETAS

As lindas borboletas
Voam, voam no jardim
Mostrando suas cores
No meio das lindas flores

Elas brincam de voar
No meio das plantas
Descansam um pouco
E logo outro voo levantam

Italo Kevin Souza Santos


O PATINHO
O meu patinho saiu do ovo
E quis logo comer
Sua mãe lhe deu comida no bico
Ele ficou forte e começou a correr

Jefferson Ian Santos da Silva

O MEIO AMBIENTE


É importante preservar
A linda natureza
Não podemos maltratar
Os rios, mares e florestas
Precisamos, com carinho, cuidar

João Guilherme Machado Rocha


ASAS COLORIDAS

As asas coloridas da borboleta
Tem lindas e muitas cores
Uma menina admirou e quis pegar
Eu disse que não podia
Pois pode até a borboleta matar

Os pássaros e borboletas
Quando chega a primavera
Voam alegres no campo
Mostrando suas cores belas

Sabrina  Pereira de Omena


O PRÍNCIPE E A PRINCESA

Um lindo menino e uma linda menina
Tinham um sonho de ser
Príncipe e princesa
Achavam que demorava muito
Mas ficaram com a certeza

O tempo passou, eles cresceram
Do sonho já não lembravam mais
Ou mesmo não se importaram
Se conheceram, melhor, e se casaram

Tiveram um filho e uma filha
Os pais lembraram com certeza
Do sonho que eles tinham
 - Agora o nosso filho e a nossa filha
é o nosso príncipe e a nossa princesa

Samila Rosa de Oliveira

AS ROSAS

As rosas são lindas no jardim
Suas cores são belas
Azul, vermelha, amarela e branca
O jardim fica colorido
E tudo fica mais bonito

Kailane Santos Souza


PRESERVAR É PRECISO

Passarinho amarelinho
Será o que aconteceu
Todo dia você cantava
E agora se calou, você está doente
Ou é porque alguém o comprou?

Você vivia alegre a cantar na árvore
Prender animais não pode acontecer
Quem tem essa coragem
Precisa aprender a viver

Na Caatinga ele voa livre
Na  linda mata branca
Nas  árvores canta de alegria
É uma paisagem muito bela
Ainda mais quando chega a primavera

Preservar o nosso Planeta é preciso
Pois  é o nosso lugar
Se não cuidar bem dele
Um dia tudo pode faltar

O nosso Planeta corre perigo
Ponha isso na sua mente
Ele abriga os inimigos
E nós que somos seus amigos
Vamos cuidar bem dele, gente!

    Eduardo Souza de Figueiredo


A MINHA  JANELA
Da minha janela eu vejo
As borboletas voando
São lindas e coloridas
Voam sempre em bando

Admiro no jardim  suas lindas cores
Vão e vêm e não se cansam
Pousam na flor com carinho
Ela é um lindo bichinho

Também vejo a abelhinha
Seu mel é gostoso de provar
Ela pousa na flor
Para o material tirar

O seu mel é saboroso
Todo mundo aprecia
Todo dia ela voa com amor
Em busca do néctar na flor

Beatriz Silva Souza



MINHA ESCOLA


Minha escola é especial
Nela eu gosto de estudar
Ela tem um pátio enorme
Para a gente brincar

No recreio eu brinco
Com as minhas colegas
Na sombra das  árvores
Brinco de pular corda e pega-pega
Faço tarefa no laptop
Navegar na internet é ótimo

Jadna Jesus da Silva



CHEGOU A PRIMAVERA

Que linda estação
As flores se abrem com cheiro
A beleza das plantas 
O céu mais azul
Borboletas voando
E pássaros cantando

Ian Vitor  Barros Dourado da Silva

BORBOLETA COLORIDA

A borboleta colorida
Sempre está no meu jardim
Todo dia ela voa
Queria ela perto de mim

Suas cores brilham no sol
Eu admiro ela assim
Quando chego perto dela
Voa pra longe de mim

Vinícius dos Reis Silva



LAGARTA- BORBOLETIHA

Uma lagarta vivia feliz
Sempre esperando virar borboleta
Ficar colorida e voar
Nos jardins lindos da vida

Se alimentava muito bem
Para ajudar na transformação
Dizia pra suas amigas
Vou ser uma borboleta linda
Essa é a minha vontade

Um dia quando viu
Já estava presa no casulo
Quando saiu gritou de alegria
Estou voando, vendo o céu
estou vendo as nuvens
Que lindo é voar ter liberdade!

Lara Souza Martins



O PÁSSARO CANTADOR

Ele cantava todo dia
Na árvore do meu quintal
Eu gostava tanto dele
Mas um dia desapareceu

Alguém o prendeu numa gaiola
O levou pra bem longe de mim
Fiquei a me perguntar
Por que pegaram de mim?

 Otávio de Oliveira



AS FORMIGAS

As formigas são trabalhadoras
Carregam folhinhas pra o formigueiro
Alimenta as outras formigas
Elas pra lá e pra cá, andam ligeiro

Equésia Souza Silva


OS CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE

O meio ambiente
É importante preservar
Não podemos prejudicar a natureza
Nem as árvores derrubar

Poluir o ar e os rios
Isso não podemos fazer
A natureza é tão bela
Protege-la é nosso dever

É muito linda a primavera
Os jardins ficam floridos
Pássaros cantam alegres
Tudo fica mais bonito

As plantas ficam mais verdes
O sol fica mais brilhante
As cores das lindas rosas
São bonitas e importantes
                       Magno Nunes da Silva



Uma abelhinha apareceu
No meu jardim
Por ser tão pequenininha
 Dei-lhe o  nome de Glorinha

A Glorinha é uma princesinha
Sempre todas as manhãs
Pega o nécta na flor
Para fazer o mel com muito amor

   Poema Pereira Torres


  O RIO

Que lindo é o rio
Suas águas limpas a correr
Peixes nadam pra lá e pra cá
É muito bom tomar banho e nadar

Mas tem que preservar
Com muito cuidado
Para se ter água limpa
Sempre que precisar

      Pedro Henrique dos Reis Pereira

MINHA ESCOLA É BONITA
Gosto da minha escola
Brinco, estudo todo dia
Faço tarefa no livro, no caderno
Pesquiso e jogo no laptop
Com muita alegria

            Alex de Souza, Welington Cardoso e Felipe Teixeira

MEUS ESTUDOS

Gosto de estudar
Com alegria faço minhas tarefas
Brinco no recreio
Jogo na quadra de areia

Pesquiso, faço produção de texto
Leio, escrevo também
Quando termino de trabalhar
No meu laptop começo a jogar

             Alexsandre Pereira e Hércules Henrique

MINHAS COLEGAS

Brinco com minhas colegas
No recreio na escola
Pratico esporte, faço artes
Pesquiso  no laptop
Navego na internet
E também digito e jogo

    Lohanna Davidson  Guimarães  Silva
e Girlaine Almeida da Silva

AS CORES DAS BORBOLETAS

São de admirar
Quando voam enfeitam o ambiente
Os jardins ficam coloridos
Com as flores e as cores das borboletas
Brancas, amarelas e pretas

Desenho no meu caderno
A beleza das suas cores
Gosto de vê-las no meu jardim
E brincar no meio das flores

         Lívia Beatryz Nunes Silva

O MEU LAPTOP

Jogo, pesquiso, leio
Aproveito a aula
E brinco no recreio
É gostoso estudar, as tarefas fazer
Jogar na internet e com a bola na quadra de areia

              Raian Martins Bonfim

A BRINCADEIRA

Brincar é muito divertido
Gosto de estudar, mas também de brincar
Com minhas colegas, brinco no recreio
Depois das tarefas vamos, no laptop, jogar

       Sara Alves Santana de Alencar

    UM DOIS TRÊS

Gosto de contar
Gosto de escrever
Todo dia na escola
Faço o meu dever

Um, dois, três
Quatro, cinco, seis
Sete, oito, nove
Para doze faltam três

Adição, multiplicação e divisão
Aprendi a resolver



LITERATURA DE CORDEL

Os alunos estão descobrindo o gosto pela leitura e produção de cordel. Alguns temas dos conteúdos programados nos nossos planejamentos  foram incluídos a leitura e produção do gênero poesia.Já foram produzidos vários textos poéticos. Agora , para participarem da gincana, eles demonstraram muito interesse pelo tipo cordel, e foi feita uma produção coletiva.

domingo, 28 de agosto de 2011


VALORIZANDO A DIVERSIDADE CULTURAL

O projeto que estamos desenvolvendo na escola Duque de Caxias que tem por tema: Somos filhos do Brasil, netos do Mundo, está sendo muito produtivo. Na terça-feira próxima passada aconteceu uma gincana onde os alunos demonstraram suas habilidades sobre vários conhecimentos. Destaco aqui a produção e a leitura de um cordel, um dos ítens da programação. Durante algumas semanas os meus alunos produziram vários textos com o tema proposto e depois foi escolhido um, o qual foi apresentado por eles, todos caracterizados de cordelistas. Veja:


SOMOS FILHOS DO BRASIL, NETOS DO MUNDO

Preste muita atenção
No que agora vou dizer
Respeitar o ser humano
É o nosso grande dever
Uma boa relação
É preciso acontecer

Respeitar os seus direitos
É dever do cidadão
Ponha a mão na consciência
E ao racismo diga não
É uma grande  violência
Discriminar o irmão

O indígena e o africano
Para nossa sociedade
Deram uma grande riqueza
Falo com sinceridade
Sua culinária e sua Língua
Nos enobrece de verdade

Combater o racismo
É dever do cidadão
Respeitar as diferenças
É valorizar o seu irmão
É dar as mãos e andar junto
Sem a tal discriminação

Praticar  o racismo
É uma coisa medonha
Deixa feia a nossa Pátria
E também nos envergonha
Pense e mude a tal prática
Isso na consciência ponha

É preciso muita força
Para isso tudo mudar
O racismo é um preconceito
Isso vai ter que acabar
Depende de cada um
Pra essa história mudar

Para um mundo melhor
Sem  o tal preconceito
Sabendo que cada um
Tem obrigação e direito
É preciso todo mundo
Encher de amor o peito

Deve existir harmonia
Entre todos os irmãos
Seja qual for sua raça
É preciso dar as mãos
E respeitar um ao outro
Pois todos somos irmãos

O preconceito maléfico
Causa injustiça,empatia
É  falta de respeito
Cria uma relação vazia
Para isso amenizar
Espalhe amor e alegria

Acabar a guerra entre valores
Vamos pensar no assunto
Todos num só pensamento
No coração amor profundo
Pois somos filhos do Brasil
E também netos do mundo


                                          Produção coletiva 
                                        Professora Lana Sobreira
                                        E alunos do 3° Ano 
                                       Escola Duque de Caxias








sábado, 27 de agosto de 2011


A APRENDIZAGEM ESTÁ FLUINDO

A aprendizagem está fluindo de uma maneira satisfatória, haja vista, estamos trabalhando com pedagogia de projetos...

sábado, 6 de agosto de 2011


O PERFIL DA ESCOLA NO CONTEXTO SOCIAL E CULTURAL


O perfil da escola vem se configurando cada vez mais em um espaço social, pois a definição e a forma de organizar os conteúdos que devem fazer parte do seu projeto pedagógico vem se caracterizando pela eleição de critérios ligados não só a necessidade de ter acesso aos conhecimentos historicamente construídos para compreender criticamente, a realidade, refletindo sobre ela e favorecendo a construção de uma identidade cidadã.
Segundo os PCN, “a função socializadora da escola remete a dois aspectos: o desenvolvimento individual e o contexto social e cultural.É nessa dupla determinação que os indivíduos se constroem como pessoas iguais, mas,ao mesmo tempo,diferentes de todas as outras. Iguais por compartilhar com outras pessoas um conjunto de saberes e formas de conhecimento que, por sua vez, só é possível graças ao que individualmente se puder incorporar. Não há desenvolvimento individual possível à margem da sociedade, da cultura. Os processos de diferenciação na construção de uma identidade pessoal e os processos  de socialização que conduzem a padrões de identidade coletiva constituem, na verdade, as duas faces de um mesmo processo”.
A teoria curricular não pode se preocupar apenas com a organização do conhecimento escolar, nem pode encarar de modo ingênuo o conhecimento recebido. O currículo existente, isto é, o conhecimento organizado para ser transmitido nas instituições educacionais, passa a ser visto  não apenas como implicado na produção de relações assimétricas de poder no interior da escola e da sociedade, mas também como histórica e socialmente contingente. O currículo é uma área contestada, é uma arena política. É para um breve mapeamento das questões e temas que continuam centrais na Teoria Crítica e na Sociologia do Currículo.
A teorização crítica, de certa forma, continua essa tradição. A educação e o  currículo são vistos como profundamente envolvidos com o processo cultural. Entretanto, há diferenças importantes a serem enfatizadas. De forma geral, a educação e o currículo estão, sim, envolvidos com esse processo, mas ele é visto, ao contrário do pensamento convencional, como fundamento político.
As profundas relações entre currículo e produção de identidades sociais e individuais,tantas vezes destacadas na teorização crítica, têm levados os educadores e educadoras engajados nessa tradição, a formular projetos educacionais  e curriculares que se contraponham às características que fazem com que o currículo e a escola reforcem as desigualdades da presente estrutura social.
 Os educadores brasileiros se mobilizam em grandes reuniões de estudos e debates em torno de uma atuação pautada não apenas no aspecto técnico, mas também no político, observando o caráter ideológico da educação e a necessidade de fortalecer  a escola pública.  A problematização do currículo escolar adotada como foco central das análises da Nova Sociologia da Educação fornece elementos essenciais para o trabalho do professor em sala de aula e para os estudiosos do currículo de maneira geral. Ao colocar em questão o próprio processo pelo qual um determinado tipo de conhecimento passa a ser considerado como digno de ser perpassado pela escola evidencia a função social do currículo, que deixa de ser um dado natural, indiscutível, para mostrar-se como instância vinculada à estratificação do conhecimento produzido na sociedade. Na dinâmica curricular, os saberes se constroem pela articulação de referências teóricas disponibilizadas pelo currículo com referências outras construídas nos diversos espaços de aprendizagem vividos pelos sujeitos do currículo.
O acontecer do currículo envolve os sujeitos que possibilitam sua realização, considerados aqui como os sujeitos do currículo. Esses sujeitos são, especialmente os estudantes, ou alunos, ou aprendentes, enfim, aqueles que se encontram em processo de formação.Também são sujeitos do currículo os professores, ou ensinantes e demais profissionais envolvidos na dinâmica curricular.
É possível afirmar, portanto, que a construção de propostas curriculares para a educação estão inseridas num processo social amplo e multifacetado.
A política curricular governa as decisões gerais e se manifesta numa certa ordenação jurídica e administrativa. A política sobre o currículo é um condicionamento da realidade prática da educação. A realidade do currículo não se mostra  em suas modelagens documentais nos projetos pedagógicos, mas na interação, no multiculturalismo, na relação professor-aluno e professor-escola. Os desafios são grandes e é preciso que  sejam resolvidos  de forma explícita tendo em vista a diversidade e a realidade educacional.
É interessante que o aprendiz esteja sempre em contato com as diferentes aproximações do processo de ensino-aprendizagem e seja capaz de descobrir suas limitações e contribuições, bem como  fortalecer a consciência de que nenhuma teoria esgota a complexidade do real e que o processo de conhecimento está em contínua construção.
 O relacionamento com o mundo global, se dá à chegada das tecnologias da informação e da comunicação nos cenários educacionais que de alguma maneira impõe, o campo do currículo e as práticas curriculares a entrar no mérito das possíveis mediações estruturantes que essas tecnologias podem implementar.
Em relação o pluralismo cultural, os profissionais de educação necessitam desenvolver práticas educativas que considerem todas as dimensões e competências humanas potencializadas nos aprendentes. Ou seja, essas práticas necessitam levar em conta o contexto social e cultural em que  as pessoas que aprendem e suas famílias estão inseridas.
Os estudantes devem ser vistos na dimensão de sujeitos-históricos. É preciso assimilar que não existe ser humano universal: são grupos diversos de pessoas de idades e culturas variados procedentes desta ou daquela região, pertencentes  a este ou aquele grupo familiar.
É preciso ter conhecimento da concepção teórica escolhida na construção da proposta curricular para fundamentar o trabalho didático com praticidade e flexibilidade.

Reflexão feita sobre os textos, A revisão da Didática,
Candau,V.M. ( org ) A didática em questão. Petrópolis, Vozes,1984.
Escola reflexiva
Alarcão,1.Profissionalização docentes em construção.In: Anaís II Congresso. Porto Alegre: Edições ULBRA,1999. p.109.118.
 

sexta-feira, 5 de agosto de 2011


A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE PROJETOS

O aprendizado está fluindo, percebe-se ao observar a produtividade através de avaliação. No início do projeto, UCA, foi feito o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos e depois de alguns meses foi detectado um  avanço significativo.
Trabalhar com projetos é uma maneira imprescindível para sistematização dos conteúdos programados pelo fato das  possibilidades que um projeto proporciona em relação ao encaminhmento e as várias situações de resolução. Concordo com a afirmação seguinte:
 Machado(2000) afirma que projetar é um dos traços mais característicos da espécie humana. "Sonhos, ilusões, e particularmente utopias são essenciais para alimentar a imaginação no caminho para a elaboração de projetos. É justamente o caráter operatório dos projetos que os distingue com mais nitidez das utopias: enquanto sempre se apresenta munidos de elementos operatórios que instrumentalizam  as ações transformadoras e apontam no sentido da sua realização, uma utopia não considera sequer a discussão sobre os caminhos ou a possibilidade de sua realização".
Estamos trabalhando  com o projeto UCA, um de poesia, e outro projeto sobre Cultura e Identidade, enfocando a comunicação para a igualdade Étnico- racial, que tem por título: Somos filhos do Brasil e netos do Mundo.
É um tema que veio fortalecer a consciência dos alunos e dos seus familiares, em sua grande parte, em relação ao preconceito, especificamente, o racismo, que é um tipo de preconceito inceitável pois apesar de tanta informação ainda se percebe essa tal prática em nosso meio.
Ao desenvolver esse projeto foram trabalhados vários sub-temas tais como: o preconceito em geral, e vários outros tipos. O preconceito maléfico e o benéfico, o racismo. Também foram trabalhados: o reconhecimento e a importância do respeito a diversidade, a contribuição africana para a formação da Lingua portuguesa no Brasil, sobre o tráfico humano que deu  origem ao capitalismo mercantilista, reconhecimento da participação do povo afro e indígena na construção do Brasil, etc.
Está sendo, um trabalho, muito intenso o desenvolver desses conhecimentos, mas estamos conseguindo, avaliando a  cada dia a  produtividade.
Interessante a participação dos alunos, pois quando feita avaliação oral sobre o assunto deixa  claro o grande envolvimento de toda a turma nas respostas, e sempre positivas, demonstrando que dão bastante ateção  sobre o assunto.
Muito interessante também foi a produção de um cordel um dos tópicos para a culminância. Cada dia de aula separamos alguns minutos para a criação coletiva do cordel. Esses momentos foram oportunos para avaliar melhor a aprendizagem deles pois estão desenvolvendo o trabalho criando os mais variados  versos e estrofes coerentes ao tema, "SOMOS FILHOS DO BRASIL E NETOS DO MUNDO". A participação da turma se deu de uma maneira interativa pois quando um aluno produzia oralmente os versos todos ficavam atentos esperando sua vez e logo era feita a correção coletiva com o texto escrito no quadro. Mais gratificante ainda foi a troca de algumas palavras nos finais dos versos, a troca de palavras com rimas.
Um aluno disse:
 - Essa rima não deu certo tem que mudar,
Outro disse: - e aí? O que fazer pra encontrar uma palavra que rime com assunto, com respeito?
Outro responde: - rumo,assunto, preconceito, direito...
A conversa continuou e o tempo da aula determinado para a produção e correção foi pouco para tanto entusiasmo na busca de palavras. Eu particularmente achei muito proveitoso o envolvimento a provocação, a inquietação, interação na busca de palavras para completarem versos e estrofes, vi  nos olhos das crianças o desejo de produzirem da melhor forma  possível. Quando se passaram os minutos determinados para o tal trabalho, um grupo disse:
- Chíii, por hoje,conseguimos pró! O trabalho foi difícil mas valeu a pena.
Outro grupo falou:
 - Segunda-feira iremos, continuar até, completar o texto não é?


ADQUIRINDO CONHECIMENTOS COM AS TIC



Adquiri avanço na parte teórica e na prática, acredito que é de grande relevância, o professor estar interado com as novas tecnologias, por isso pretendo continuar nessa busca sem medo do novo.
Escolhi uns temas importantes para estudo dentre eles: Inclusão digital, As políticas públicas da inclusão digital. Foi muito produtivo, os  conhecimentos,em relção esse assunto fluíram e continuo na busca de mais saberes. Ao dedicar-me na leitura desses textos, compreendi o quanto é necessário para o professor, pois o mundo como está com fronteiras não definidas e em constante mudança, precisamos nos preparar a cada dia para enfrentar novidades.  
No momento estou  participando do projeto UCA ( um computador por aluno) está sendo desenvolvido numa maneira satisfatória onde todos nós cursistas estamos aprendendo muito junto com os nossos alunos. Observando essa interação professor-aluno percebe-se a importância do mesmo para a educação. No decorrer do curso tenho feito auto-avaliação e vejo  avanço no meu aprendizado embora incipiente, mas regado pelo desejo de progredir cada vez mais.
Os meus alunos demonstram muito interesse de estar inserido nesse projeto, eles participam com autonomia e mostram através do manuseio com as máquinas suas habilidades.
                                       Lana Sobreira Menezes de Sousa


Nenhum comentário:

Postar um comentário