quinta-feira, 26 de julho de 2012

Plano de aula: Aprendendo com o UCA

Plano de aula:  Aprendendo com o UCA

ESCOLA: Municipal Duque de Caxias
PROFESSORA:  Lana Sobreira
PLANO DE AULA:  Aprendendo com o UCA
3° Ano - turma C


APRESENTAÇÃO:
Para que o aluno possa entender de maneira significativa  e  compreender a nessecidade de se estar incluso digitalmente, estaremos desenvolvendo esse plano de aula duas vezes por semana, utilizando o uquinha para pesquisas, leitura, digitação, postagens, pinturas, desenhos, jogos, uso do Tux Paint, produção de slides,  ututilizaremos o uquinha em todas as disciplinas. 
O texto que o  aluno produzir será feita por ele a postagem  no blog.
É  importante o aluno estar sendo estimulado para a discussão sobre a atualidade, saber que todos precisam estar a par das novidades para poder criticar, discutir e se inteirar dos acontecimentos no alcance  da sua compreensão.


OBJETIVOS:  
Compreender a Importância de se apropriar dos recursos do uso da Internet.
Manusear o laptop com autonomia
 Pesquisar, ler, fazer interpretação de textos, ilustração, postagens, comunicar-se através de e-mail...
 Produzir  texto escrito, fábulas, poesias.
Interpretar e ilustrar textos diversos,
Fazer uso dos jogos, interagir...
Produzir slides, vídeos, usar o Tux Paint


CONTEÚDOS: 
Pesquisas, Leitura, Escrita,
Produção de texto escrito 
Interpretação e ilustração, jogos.
Produção de Slides, vídeos,
Utilização doTux Paint

A metodologia utilizada será através de atividades com o laptop, serão feitas: pesquisa, leitura, postagem de textos, imagens... a utilização do uquinha também na produção de Slides, vídeos produção escrita, desenhos, pinturas no Tux Paint, será avaliada a criatividade de textos produzidos espontaneamente pelos alunos. O Uquinha será utilizado em todas as  disciplinas.
Os textos  serão produzidos, digitados pelos alunos uilizando o editor de texto, salvando... manuseando a maquininha de acordo às necessidades. 
Identificarão vários gêneros textuais, farão leitura cartográfica, imagética...a turma fará produções e postagens  relatando o que está aprendendo.
 

6 comentários:

  1. Lana preciso saber o que vc tá trabalhando. Com qual conteúdo, de que maneiras, que atividades... esse é um plano ótimo, mas genérico, aplicável a qualquer situação. Escreva mais sobre o que vc efetivamente tem feito no dia a dia da tua sala, como tem usado os ucas, que conteúdo está trabalhando, que textos os alunos estão lendo...
    Entende?

    ResponderExcluir
  2. Raquel,esse plano será trabalhado durante o III e o IV Bimestre.Estamos utilizando o uquinha duas vezes por semana em sala de aula,
    As atividades que foram propostas até agora: pesquisa e leitura de texto informativo, sobre: poluição sonora,Convivência com as pessoas, texto informativo sobre a dengue, e vários outros textos onde podemos refletir sobre cidadania,respeito ao Meio Ambiente,regras de boa convivência,etc.
    Estamos trabalhando matemática, e dando continuidade, com esse plano,iremos trabalhar vários textos referentes as disciplinas: geografia, Ciências, História, filosofia. Os alunos estão produzindo textos no editor de texto e salvando.Um aluno já produziu um vídeo mostrando uma pesquisa que ele fez e segundo ele chamou muito a sua atenção e dos seus familiares que foi sobre o dessalinizador. ele viajou com sua avó e sua mãe para o povoado Lagoa funda,e lá gravou um vídeo sobre todo o processo de dessalinização, sobre a paisagem do lugar...
    Outros alunos já estão planejando gravar vídeos mostrando seus trabalhos...
    Raquel, suas intervenções são importantíssimas continue intervindo, ajudando no desenvolvimento desse trabalho.

    Beijos
    Lana

    ResponderExcluir
  3. Lana é possível postar aqui esse vídeo? Se for necessário peça ajuda a Gervásio ou Ariston ou aos alunos monitores para editá-lo.

    ResponderExcluir
  4. Quando usar esses textos, coloque eles aqui!E pode também relatar o passo a passo da atividade. Vc pode também ensinar os alunos a salvarem seus textos em um e mail que pode ser pessoal ou coletivo, já que o uquinha às vezes trava. E também no e mail, eles podem além de aprender a lidar com esse ambiente, acessar seus textos de qualquer lugar ou de qualquer computador.

    ResponderExcluir