Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) (зона ближайшего развития), é um conceito elaborado por Vygotsky, e define a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver um problema sem ajuda, e o nível de desenvolvimento potencial,
determinado através de resolução de um problema sob a orientação de um
adulto ou em colaboração com outro companheiro. Quer dizer, é a série de
informações que a pessoa tem a potencialidade de aprender mas ainda não
completou o processo, conhecimentos fora de seu alcance atual, mas
potencialmente atingíveis.
Esta ideia aproxima-se à de Jim Cummins, de informação mais um
(ou i + 1), que afirma que o indivíduo não pode construir conhecimento
novo sem uma estrutura, um fundamento, de aprendizagem prévia. Lev
Vygotsky diz que o indivíduo não pode transpor um expediente de
aprendizagem sem algum conhecimento anterior cognitivamente relacionado,
a fim de conectar e suportar a nova informação.
A zona de desenvolvimento proximal
A ZDP muitas vezes é tomada como um dos níveis de desenvolvimento,
porém, trata-se precisamente do campo intermediário do processo. Sendo o
desenvolvimento potencial uma incógnita, já que não foi ainda atingido,
Vygotsky postula sua identificação através do entendimento da ZDP.
Tomando como premissa o desenvolvimento real como aquilo que o sujeito
consolidou de forma autônoma, o potencial pode ser inferido com base no
que o indivíduo consegue resolver com ajuda. Assim, a zona proximal
fornece os indícios do potencial, permitindo que os processos educativos
atuem de forma sistemática e individualizada.
Lana, muito bem, o trabalho é por aí. Pesquisar, ler, comparar, produzir criativamente o próprio conhecimento. Muito bonito o teu trabalho e bom também perceber a presença dos ucas nele.
ResponderExcluirRaquel, eu faço um esforço para fazer o melhor.Pois o projeto é muito bom e merece que nos esforcemos para seu bom desenvolvimento.E com sua intervenção, melhor ainda. A equipe UCA,SIM, merece elogios!
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