terça-feira, 12 de junho de 2012

BRINCANDO COM AS PALAVRAS CRIANDO POESIAS

ESCOLA: DUQUE DE CAXIAS
PROFESSORA; LANA SOBREIRA
PROJETO: BRINCANDO COM AS PALAVRAS CRIANDO POESIA
3° ANO-TURNO VESPERTINO
DURAÇÃO: II E III BIMESTRE - 2012


Justificativa

Pela necessidade de desenvolver a leitura e escrita dos alunos do 3° ano C da Escola Municipal Duque de Caxias,e também por acreditar que a poesia pode permitir que os alunos se apropriem da linguagem literária de uma forma lúdica pelo canto, pela mensagem, o encanto que existem nas palavras. Nessa linha de pensamento é que foi elaborado esse projeto e também pelo fato de perceber a disposição dos alunos em participar da referida atividade ,quando foi feito o levantamento dos conhecimentos prévios em relação ao tema. Também para oferecer aos alunos portadores de necessidades educacionais especiais de aprendizagem, um ambiente colaborativo entre professor e alunos no qual a capacidade de cada educando seja respeitada e onde pode-se afirmar que todos tenham oportunidade de aprender.

OBJETIVO GERAL
Familiarizar o educando com  a linguagem poética para que ele sinta prazer em ler, ouvir, produzir poemas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Adquirir conhecimento sobre o gênero literário: poesia
Conhecer a estrutura textual
Ampliar o repertório literário
Recitar poesias explorando os recursos da oralidade.
Valorizar a sonoridade das palavras
Pesquisar sobre o gênero textual
Ler e compreender a entonação
Despertar o prazer pela leitura
Ler poesias de autores que escreveram e escrevem para o público infantil
Conhecer e valorizar os poetas regionais.

CONTEÚDOS

Leitura
Característica do gênero textual: poesia
Pesquisa
Produção de texto e ilustração
Revisão ,coletiva, de texto
Revisão de textos produzidos

METODOLOGIA

Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema proposto
Apresentação do projeto aos alunos incentivando-os à participação
Levantamento de poesias e poetas que a turma conhece
Fazer uma lista dos autores preferidos da turma
Seleção de poesias pelos alunos
Organização de murais com poesias selecionadas pelos alunos
Declamação de poesias
Pesquisa na internet de poesias infantis
Produção escrita, coletiva, e individual de poesias observando a estrutura textual
PRODUTO FINAL
Sarau de poesias
Publicação de um livreto com os textos dos alunos.

AVALIAÇÃO

Ao final do projeto, espera-se que os alunos conheçam as características do gênero poético, diferenciando-o dos demais gêneros textuais.

RECURSO
Livros variados de autores de poesias infantis como: José Paulo Paes, Cecília Meireles, Vinícius de Morais, Tatiana Belink, Sergio Caparelli entre outros.
Laptop, internet, caderno, livros, atividades em suportes: folhas de ofício, quadro e outros.











Nenhum comentário:

Postar um comentário