sexta-feira, 25 de maio de 2012

PRODUÇÃO COLETIVA DE POESIAS

Estamos pesquisando e fazendo leitura de vários textos sobre a região nordeste com o objetivo de conhecer melhor a situação atual dessa região em relação: a seca , a importância da água para a vida, a cultura do povo nordestino, o dialeto nordestinês, como também conhecer suas riquezas, sua beleza, suas dificuldades apresentadas nas músicas do rei do baião, também  de ficar informados sobre  as partes da região que são atingidas pela seca. Estamos mostrando uma parte do nordeste retratada através do cordel. O 3° Ano C, está produzindo há alguns dias esse gênero textual e  já conseguimos fazer seis produções coletivas, e em todas, os alunos demonstraram entusiasmo em produzir e ficaram felizes em serem os autores dos versos. A partir dessas produções iremos fazer trabalhos individuais. Os alunos irão produzir os seus próprios textos poéticos referentes ao tema proposto. Veja  umas das  produções coletivas do 3º Ano C:

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA

Pra gente sobreviver
É preciso economizar

Água é saúde é vida
É bom nisso pensar

Ao tomar o seu banho
E os dentes escovar
Feche bem a torneira
É bom sempre lembrar

Economizar é preciso
Esse líquido pra valer

Pois se a água faltar
Como a gente vai viver?

                       Professora e alunos do 3° Ano C
 

O PLANETA TERRA

É bom você aprender
A ser bom cuidador
Do nosso Planeta Terra
Tratando-lhe com amor

Cuide da Natureza
É fonte de riqueza
Evite o desperdício
Preserve sua beleza



A natureza, criança
Devemos preservar
Evitando a poluição
Para nosso bem-estar 

                 Alunos 3° ano C







MEU NORDESTE 

Meu Nordeste é querido
Também muito grande
Mostro  sua beleza 
Que sempre se expande

Em versos, em rimas
Recito sua beleza
Nos textos que produzo
Falo da sua riqueza

Minha região querida
Em ti  nasci e quero viver
Nordeste eu te digo
Quero bem te conhecer

É certo que falta chuva
Em alguns estados seus
Mas não perdem a riqueza
Nem os encantos seus
                                    Professora e alunos do  3° Ano C



5 comentários:

  1. Lana querida!
    Bom ver o movimento acontecendo...
    Coloquei no google a palavra UCA e seu blog foi um dos referenciados! Isso mostra o quanto é importante socializar as nossas descobertas e ações!
    bjos
    Sule

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida Sule,fico muito feliz em saber desse acontecimento mas reconheço que o trabalho da equipe formadora do projeto UCA,é que está fazendo acontecer esse movimento.

    Bjos
    Lana

    ResponderExcluir
  3. Lana, belíssimo trabalho! São pequenos poetas realmente. Mas queria saber mais sobre como estão sendo conduzidas essas produções coletivas. Vc propõe que eles escrevam em grupos, duplas ou pega fragmentos e coloca no quadro para que todos ofereçam ideias? O que eles estão lendo exatamente como poesias para se inspirarem, e o que ja foi lido /trabalhado esse ano em relação a poetas e poesias? Como os uquinhas estão sendo tratados/usados nesse trabalho? Pesquisa? Digitação?

    ResponderExcluir
  4. Raquel, a gente já vem há algum tempo trabalhando a estrutura textual. No início com cantigas-de-roda, na sequencia fazendo leitura de poesias de diversos autores: José Paulo Paes, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, Silvio Luiz, Elias José e outros. Os alunos já se familiarizando com o gênero textual,conhecendo versos, rimas, estrofes...Então iniciamos o Projeto A Duque no Centenároio de Luiz Gonzaga. A partir daí começamos a pesquisar poetas do nordeste especialmente de cordéis.Iniciamos as produções de forma coletiva com os alunos em duplas, trios construindo versos e observando as rimas, por acreditar que facilitaria a troca de informações entre eles pois os colegas que estão em um momento mais avançado do conhecimento auxiliem o processo de aprendizagem dos outros.
    Pesquisaram por muitas vezes no Uquinha, no infocentro, textos de vários autores de cordéis, depois de muita pesquisa, leitura eles fizeram produção oral e escrita de versos no caderno, então foi sugerido eles citarem os versos para serem trabalhados, corrigidos coletivamente, no quadro e/ou mudadas algumas palavras pela turma com a mediação da professora de acordo a necessidade. Em todo trabalho o uquinha foi utilizado

    ResponderExcluir