quarta-feira, 25 de abril de 2012

PLANO DE AULA: A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA A VIDA

ESCOLA MUNICIPAL DUQUE DE CAXIAS
PROFESSORA:  LANA SOBREIRA
PLANO DE AULA: A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA A VIDA
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO TERCEIRO ANO ENSINO FUNDAMENTAL I
 TURMA - C

APRESENTAÇÃO:

Este é um conteúdo de grande relevância  para que o aluno possa compreender de maneira significativa a importância da água para a vida, e também para entender a situação vivida no momento pela nossa região, sem falar da aprendizagem que estão  adquirindo com o uso do laptop em sala de aula ou em sua casa para as pesquisas e leituras sobre o tema proposto e outros que tenham necessidade.(nos finais de semana os alunos levam o laptop para suas casas)
O  professor estará sempre trazendo para a sala de aula textos diversificados que fazem  parte da realidade do aluno que possa motivá-lo  ao acesso à leitura dos mesmos.. Com isso ele irá perceber que o que é lido e falado em sua sala de aula se amplia também no entorno e além da escola.
É de grande importância que o educando  seja estimulado a discutir sobre sua realidade, produzir e ler textos dentro do assunto para poderem criticar, discutir os fatos com segurança.  
O professor e os demais envolvidos no processo precisam respeitar o modo de compreensão de alguns alunos, acatar as  tentativas de leituras deles, como também as demais atividades propostas à turma.

OBJETIVO GERAL:
Compreender a Importância da Água para a Vida, pesquisando, lendo e produzindo textos referentes ao tema, se apropriando além de outros recursos, do uso da Internet.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  Levantar as hipóteses sobre a causa da falta de chuva
 Pesquisar, ler e fazer interpretação de textos referentes a seca no Nordeste
 Produzir  texto escrito, cordel, com ilustrações conforme a interpretação de cada um.

CONTEÚDOS: Pesquisas, Leitura, Escrita, Produção de texto escrito cordel.

 METODOLOGIA:

 A metodologia utilizada será através de atividades com o laptop, também com outros recursos, com a mediação do professor em cada grupo de alunos durante o desenvolvimento das atividades em sala de aula. No momento seguinte o professor explicará sobre o tema a ser pesquisado e estudado. Logo em seguida será feita uma interpretação dos textos lidos sobre  A Importância da Água para a Vida, ( sub-tema do projeto A Duque no Centenário de Luiz Gonzaga), juntamente com os alunos. Será discutida a situação da nossa região em relação a falta de chuva. Todas as idéias  dos grupos com relação a discussão serão anotadas no quadro  para que sejam feitas leituras depois será feita a avaliação para que possa prossiguir uma discussão mais ampla e na continuação os alunos possam produzir textos referentes a consequência do desperdício da água.
Os textos  serão produzidos, digitados pelos alunos uilizando o editor de texto do Laptop, gênero textual escolhido cordel , serão feitas: produção coletiva e individual, relatando a seca no Nordeste brasileiro enfatizando a vida do sertanejo.
  No último momento os educandos apresentarão, sua produção de cordel, para os demais colegas no pátio da escola.

TEMPO Dias: 20 /04 a 20/05/2012

RECURSOS: Caderno, laptop, Internet,  lápis, borracha, guadro , lápis de cor, gravuras e textos informativos.

4 comentários:

  1. Que interessante, Lana! Não deixe de colocar no blog algumas dessas produções de cordel. No lapttop eles também podem ver cordéis produzidos por outros artistas com o tema da seca no nordeste e a falta de água. Pode produzir com eles também pequenas cartilhas sobre como economizar água ou cartazes com o mesmo tema que possam ser espalhados pela escola. Outra sugestão é trabalhar com eles leitura de imagens com essa temática, há muitos artistas, pintores e escultores que tratam dessa questão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Raquel, pelas sugestões são importantes e oportunas. Pois eu estou constatemente buscando mais idéias para um bom desenvolvimento dessas aulas.

      Excluir
  2. Quando puder, coloque no blog algumas das produções dos alunos!!!

    ResponderExcluir
  3. Já coloquei, Raquel, algumas postagens dos alunos produzidas coletivamente.

    ResponderExcluir