terça-feira, 24 de abril de 2012

RELATÓRIO - PERFIL DA TURMA


A avaliação dos objetivos traçados, dos conteúdos trabalhados, dos métodos desenvolvidos, dos materiais didáticos, e do envolvimento  e crescimento dos alunos precisa ser algo natural, contínuo, com a finalidade de verificar o que não vai bem no processo ensino-aprendizagem, para reorientá-lo continuamente, dando o apoio devido à cada situação.
A turma a qual leciono, é de terceiro ano, conta com trinta e três alunos. No início do ano letivo foi feita uma avaliação diagnóstica com objetivo de saber as hipóteses para preparar atividades de acordo a situação de aprendizagem de cada aluno. Através da  avaliação inicial foi detectado que a turma estava entre as seguintes hipóteses de escrita: quatorze alunos Alfabética Inicial, dois alunos Alfabética Pós Inicial, dez alunos Silábica Sem Valor Sonoro, três Silábica Com Valor Sonoro e quatro Silábica / Alfabética. 
Dentre os trinta e três alunos, dois sentem muita dificuldade de aprendizagem.
Foram trabalhadas, com os alunos não alfabéticos, várias atividades como: lista de materiais escolar, compras, brinquedos, nomes de animais..., alfabeto minúsculo e maiúsculo, vogais e consoantes, ditado de palavras, jogos de letras, leitura em voz alta,  pela professora, de texto poéticos sempre atentando para as palavras que rimam e fazendo troca de rimas, ditado visual, interativo, alfabeto móvel, trabalho com silabas utilizando o Uquinha ( Escola Game), a turma toda trabalhou com o editor de texto do UCA, para digitar textos, salvaram em documentos, fizeram leitura, desenharam e pintaram ilustrando o texto e muito mais. Também na formação de palavras com sílabas embaralhadas, cruzadinha, sequencia numérica, situação-problema envolvendo adição, tabelas e gráficos...e outras.
Com o apoio pedagógico sendo realizado, pela professora da turma, duas vezes na semana ( momento em que o restante da turma está na biblioteca e / ou infocentro) e com acompanhamento individual diário, houve  progresso de uma maneira significativa. Após a avaliação no final do primeiro bimestre foi constatado o seguinte avanço e o perfil da turma ficou assim: quatro alunos Alfabética Pós Inicial, quinze alunos com hipóteses Alfabética Inicial, cinco com hipóteses Silábica Sem Valor Sonoro, sete Silábica Com Valor Sonoro e dois Silábica Alfabética.


2 comentários:

  1. É Lana, é uma turma bem variada, apesar de ser um terceiro ano. Um desafio, mas com certeza o grupo superará. Mais atenção com esses silábicos né? Como vc sabe, sempre que possível trabalhar com agrupamentos produtivos. Vc é uma ótima professora e certamente haverão ainda mais avanços.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada,Raquel, pelas palavras de incentivo. Isso é essencial para que possamos fortalecer nossa esperança e nossa força de ver a turma avançar diante das grandes dificuldades encontradas.

    ResponderExcluir