sábado, 28 de maio de 2011

POESIA, UMA PAIXÃO

Como professora, do Ensino Fundamental anos iniciais, incentivo os meus alunos o gosto pela poesia trabalhando temas através do referido gênero, e produzindo textos coletivos em sala de aula. Incentivo-os a produzirem individualmente, por acreditar ser um exercício de grande necessidade, principalmente por serem alunos dos anos iniciais, porque acredito que os pequenos também produzem. Em alguns dos textos  colocamos alguma musicalidade. Pois a criatividade depende do exercício. Como já se sabe não é um dom inato. Criamos a partir do que conhecemos e aperfeiçoamos nossas produções quanto mais dominamos instrumentos que adquirimos do meio cultural, quanto mais somos desafiados a produzir a partir dos recursos por nós conquistados. Através dessa prática, tenho observado grande avanço na compreensão dos meus alunos com respeito a reflexão sobre a teoria e a prática dos conteúdos estudados como também na  aquisição de habilidade em produzirem textos poéticos referentes aos mais diversos temas.  
Acredito que a criticidade, a criatividade, são valores que tencionamos favorecer quando mostramos informações dentro de contextos que procuramos fazer com que se tornem significativos e quando apresentamos desafios que envolvem conteúdos mais complexos a serem estudados. Veja alguns dos textos:

MINHA CIDADE

Eu amo minha cidade
Terra linda, venha conhecer
Suas paisagens são admiráveis
Seu nome é Irecê

Você irá se surpreender
Com a beleza do lugar
Estou falando a verdade
Venha nos visitar!

Esta cidade é querida
Quem vem aqui quer ficar
Quando sai sente saudade
E logo deseja voltar.

Você completa 78 anos
A jovem irecê está crescendo
Amo você de paixão
Cidade linda mora no meu coração

                                    Eduardo Souza de Figuerêdo



IRECÊ, MINHA CIDADE

Eu nasci na linda cidade Irecê
Oh! tem muitas pessoas amigas
Tem bairros arborizados
E também praças floridas

Cidade que tem crescido bastante
É educada a sua população
tão bonita e querida
Mora no meu coração

                      Poema Pereira Tores



MEIO AMBIENTE

Eu conheci muitos caminhos
Pra cuidar do meio ambiente
A natureza precisa de ajuda
É nosso dever, vamos gente!

Tem animais que estão em extinção
Seu pai e sua mãe é a natureza
Vamos ajudar, fazer nossa parte
Pra preservar sua vida e sua beleza
                            
                                         Poema Pereira Tores



Nenhum comentário:

Postar um comentário