Manuel de Barros
Acredito que a poesia é muito importante, faz parte do universo da criança, representa o brincar onde elas tanto se divertem. Em se tratando desse assunto o brincar é com palavras. Aprendi também brincando com as palavras em sala de aula com as crianças, que cada palavra tem sua sonoridade e quando combinadas criam novos sentidos, os sons são construídos como também rítmos e imagens diferentes. A poesia é para a criança uma forma onde ela pode fazer grandes descobertas.
Desde o ano de 2005, trabalho com projeto de poesia em minha sala de aula e percebo o grande envolvimento das crianças nesse segmento. Há seis anos, produzimos o livrinho: Ler e escrever é viajar e sonhar e dando continuidade trabalhando com projetos produzimos os seguintes livretos: A criança e a poesia, Brincando com as palavras, Eu e a poesia, Um mergulho no mundo da poesia, Os Pequenos poetas e Somos filhos do Brasil, netos do mundo. Tenho observado o progresso nas hipóteses de leitura e escrita em toda a turma. O projeto que desvolvemos, no ano em curso com o título No mundo da poesia, como os demais a cima citados, foi de grande valia, os alunos demonstraram habilidades na pesquisa, na produção, na leitura, trabalhamos as várias disciplinas através da poesia, foi muito interessante observar o desempenho, a aprendizagem fluindo em: ciências, Língua portuguesa, geografia, filosofia, história, matemática...
Acredito que para um projeto ser bem sucedido é preciso que tenha objetivo de fazer os alunos pensarem em temas importantes, refletirem e indagarem a realidade, a vida fora da escola, escutando e aprendendo com os demais envolvidos. Um bom projeto deve ser elaborado e desenvolvido para aprender, pesquisar, estudar, a exercer a crítica, duvidar a opinar...Nilson José Machdo diz que cada aluno precisa ter uma pergunta, uma dúvida, coisas que pedem discussão, pesquisa e geram incerteza e consequentemente interesse. Isso aconteceu com os meus alunos. Eles se sentiram à vontade em todo o decorrer dos estudos e pesquisas e o produto final, que foi um livrinho de poesias escrito por eles, mostra a liberdade que tiveram na escolha dos temas, e como aprenderam durante todo o processo do desenvolvimento do referido projeto.
Eles se entusiasmaram, adquiriram habilidade, produziram vários textos, se sentiram verdadeiros poetas, postaram alguns dos seus textos no blog da nossa sala de aula.
Como eu também amo fazer poesia, escrevi uma, veja:
Acredito que a poesia é muito importante, faz parte do universo da criança, representa o brincar onde elas tanto se divertem. Em se tratando desse assunto o brincar é com palavras. Aprendi também brincando com as palavras em sala de aula com as crianças, que cada palavra tem sua sonoridade e quando combinadas criam novos sentidos, os sons são construídos como também rítmos e imagens diferentes. A poesia é para a criança uma forma onde ela pode fazer grandes descobertas.
Desde o ano de 2005, trabalho com projeto de poesia em minha sala de aula e percebo o grande envolvimento das crianças nesse segmento. Há seis anos, produzimos o livrinho: Ler e escrever é viajar e sonhar e dando continuidade trabalhando com projetos produzimos os seguintes livretos: A criança e a poesia, Brincando com as palavras, Eu e a poesia, Um mergulho no mundo da poesia, Os Pequenos poetas e Somos filhos do Brasil, netos do mundo. Tenho observado o progresso nas hipóteses de leitura e escrita em toda a turma. O projeto que desvolvemos, no ano em curso com o título No mundo da poesia, como os demais a cima citados, foi de grande valia, os alunos demonstraram habilidades na pesquisa, na produção, na leitura, trabalhamos as várias disciplinas através da poesia, foi muito interessante observar o desempenho, a aprendizagem fluindo em: ciências, Língua portuguesa, geografia, filosofia, história, matemática...
Acredito que para um projeto ser bem sucedido é preciso que tenha objetivo de fazer os alunos pensarem em temas importantes, refletirem e indagarem a realidade, a vida fora da escola, escutando e aprendendo com os demais envolvidos. Um bom projeto deve ser elaborado e desenvolvido para aprender, pesquisar, estudar, a exercer a crítica, duvidar a opinar...Nilson José Machdo diz que cada aluno precisa ter uma pergunta, uma dúvida, coisas que pedem discussão, pesquisa e geram incerteza e consequentemente interesse. Isso aconteceu com os meus alunos. Eles se sentiram à vontade em todo o decorrer dos estudos e pesquisas e o produto final, que foi um livrinho de poesias escrito por eles, mostra a liberdade que tiveram na escolha dos temas, e como aprenderam durante todo o processo do desenvolvimento do referido projeto.
Eles se entusiasmaram, adquiriram habilidade, produziram vários textos, se sentiram verdadeiros poetas, postaram alguns dos seus textos no blog da nossa sala de aula.
Como eu também amo fazer poesia, escrevi uma, veja:
POESIA É...
Crianças brincando
Pássaros cantando
Um sincero carinho
No amanhecer...
As flores se abrindo
Um abraço de um amigo
As flores se abrindo
Um abraço de um amigo
Um João-de-Barro construindo
Um encontro de alegria
As lindas cores do arco-iris
As lindas cores do arco-iris
Isso também é poesia
Ver o mar, o sol nascendo
O verde das matas
Rios correndo, o voo das aves
O barulho de uma cascata...
Lana Sobreira
Lana Sobreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário