A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria. Paulo Freire
sábado, 21 de setembro de 2013
segunda-feira, 16 de setembro de 2013
sexta-feira, 13 de setembro de 2013
quarta-feira, 4 de setembro de 2013
MEIO AMBIENTE
PEÇA TEATRAL SOBRE O MEIO AMBIENTE
Serão preparados doze cartazes com as letras da frase: Meio Ambiente,(em tamanho grande), doze crianças caracterizadas com cada mensagem explícita no texto, onde está escrita e ilustrada cada estrofe do poema, MEIO AMBIENTE. As crianças se organizarão para a apresentação. De início, com as letras, da frase,desordenadas para na sequencia a professora fazer comentário sobre a urgência de se preservar a natureza.
Escolhe-se mais ou menos quatro crianças para se caracterizarem de: abelha, beija-flor, sapo, minhoca, e / ou outros animais, que na oportunidade antes de organizarem as letras, mostrando que a natureza precisa de cuidado e ajuda, irão se apresentar:
A minhoca:
- Sou a minhoca, cavo o solo, sou útil na plantação,ajudo a passagem do ar e da água no chão para melhorar nas plantas, a nutrição. E você, ser humano, o que faz?
O sapo:
- Eu sou o sapo me alimento de insetos na plantação, sou útil à lavoura, inimigo da destruição. E você ser humano o que faz?
A abelha:
- Eu sou a abelha, sou agente polinizadora, com isso ajudo a natureza. E você, ser humano, o que faz?
Sou o beija-flor:
Me alimento do néctar e no momento pego o pólen nas flores e faço a polinização, ajudando a natureza.
E você, ser humano o que faz?
,
Esse momento será realizado com um fundo musical dentro do contexto. Quando as crianças organizarem as letras formando a frase correta, começará a leitura das estrofes pelos alunos que antes foram convidados para a referida apresentação. Por último, surge uma criança com uma estrofe sobre a Caatinga, lendo com grande expressão de alegria.
OBS: A criança ao ler a estrofe do poema, vira de imediato o verso do cartaz para mostrar a ilustração, e assim sucessivamente.
MEIO AMBIENTE
Crianças, eu sou a árvore
Peço cuide bem de mim
Preserve a natureza
Não queira ver o meu fim
Vejam bem eu sou o rio
Não deixem acabar comigo
Os peixes e a água que tenho
São de vocês, sou um bom amigo
Vejam o valor da escola
Peço não deixem me destruir
Estudem, preservem-me
E tudo irão conseguir
O corpo docente e discente
E todos os funcionários
Formem uma grande união
Ajude o crescimento
Da nossa linda nação
Ei, eu sou o solo
Onde vocês costumam pisar
Produzo rico alimento
Para a todos sustentar
Crianças vamos aprender
Chegou a hora de reciclar
Não produzir muito lixo
Também não desperdiçar
O nosso Meio Ambiente
Devemos sempre preservar
Senão o presente e o futuro
Estamos nós a estragar
Eu sou a ave e preciso
De ar puro respirar
Não deixe a poluição
A minha espécie acabar
Quero voar com liberdade
E ver nosso planeta
Com mais tranquilidade
Jogar o lixo no chão
É deselegante demais
Vamos dar uma lição
E o chão não sujar mais
Ter uma vida melhor
E a consciência em paz
Preservar a natureza
É hoje fundamental
Livra o nosso Planeta
De uma catástrofe fatal
Viveremos bem tranquilo
Uma vida sem igual
Tudo aquilo que compõe
O nosso Meio Ambiente
Animados e inanimados
Apesar de diferentes
Todos têm o seu valor
Merecem ser preservados
Crianças é com sua força
Que devemos contar
E o nosso objetivo
Juntos iremos alcançar
Cumprindo o nosso dever
Do Meio Ambiente cuidar
- Ei, eu sou a Caatinga!
Sou a linda mata branca
Conheça mais este Bioma
Sou cheio de vida e esperança
Lana Sobreira
Assinar:
Postagens (Atom)