sábado, 13 de outubro de 2012

CRIATIVIDADE


O projeto, fábula, que estamos desenvolvendo na escola mostra que as suas etapas estão sendo bem divertidas. Os alunos leem textos do gênero fábula  conhecem a história de vida de alguns autores,discutem sobre a moral da história, produzem e relatam para os colegas: o título e a narrativa que conseguiram criar e assim por diante...utilizando sempre o uquinha em pesquisas e digitação, desenhos.
O desenvolvimento das atividades tornam-se momentos lúdicos. Eles já produziram várias fábulas já estamos providenciando a postagem do livrinho criado por eles, no blog. Logo, logo estará pronto!



quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A PRIMAVERA

 Foram trabalhados diversos textos sobre a Primavera em nossa sala de aula, os alunos fizeram leitura de textos de Olavo Bilac, e de outros autores sobre a referida estação, muitos produziram textos referente ao tema. Destaco um texto que produzi para ser recitado pela aluna Êmilly do terceiro Ano C, na gincana que aconteceu no mês próximo passado na escola Duque de Caxias. Veja:

Setembro traz a primavera
Linda estação das flores
E também dos meus amores
Que lindo ver se abrindo
As rosas de várias cores

Os dias nascem sorrindo

Mas, contudo, eu descubro
Passa o alegre setembro
 Com mais encanto
Chega o mês de outubro

Dias felizes e coloridos
O perfume continua no ar

É a  primavera mostrando 
Que sempre é tempo:
De amar...amar...amar...

                    Lana Sobreira





quinta-feira, 4 de outubro de 2012

SETEMBRO


Eu trago a primavera;
Trago a aprazível era
De universais festins;
Mais belas, mais viçosas,
Surgem sorrindo as rosas
E as dálias nos jardins.

Sou o jovial setembro!
E aos brasileiros lembro
A data sem rival,
Em que o Brasil potente,
Ficou independente 
Do velho Portugal.

As vozes elevemos
Em hinos, e beijemos
O pavilhão gentil,
Que nos seu lema encerra
O ideal da nossa terra, 
A glória do Brasil!

Adeus, setembro! Já descubro,
Cheio de flores, a cantar,
Lépido e alegre, o mês de Outubro,
Que em nossa roda quer entrar!


         Olavo Bilac

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

CIDADANIA


O projeto Cidadania que estamos desenvolvendo na Duque está sendo muito produtivo. Estamos trabalhando sobre a saúde que é uma questão de cidadania, também buscando construir a compreensão de que nosso corpo é um todo em interação com o meio e enfatizando a compreensão de que ele necessita de cuidados para não provocar um  desequilíbrio.
 Estudando sobre os  aspectos biológicos, culturais e sociais, refletindo sobre a importância da higiene corporal, social e mental.
Discutindo com as crianças, sobre as noções de ética, justiça e cidadania, por meio de atividades envolvendo regras de convivência, dilemas relacionados a justiça e injustiça, relação entre direito e responsabilidade, cidadania, focalizando a família e relações sociais  questionando e problematizando as idéias e noções de família  dos alunos acreditando que há uma realidade social, complexa, que abrange diferentes experiências da vivência que se 
mostram de várias maneiras como as pessoas formam famílias e grupos de convivência social.