quinta-feira, 26 de abril de 2012

MEU SERTÃO

 

 É bem bonito de se vê
 A chuva cair  no chão
 Agricultores em turma
 Tal como um batalhão 

Se a chuva não vem
Ele  fica muito triste
Pensando na sua sina
Quase não resiste

Quando o céu fica nublado
O sertanejo se alegra
Fica bem entusiasmado
logo vem pasto pro gado


Ele é cheio de esperança
Basta a chuva começar
Prepara a terra com alegria
Vai pro roçado plantar
 

                          Lana Sobreira



















     

quarta-feira, 25 de abril de 2012

PLANO DE AULA: A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA A VIDA

ESCOLA MUNICIPAL DUQUE DE CAXIAS
PROFESSORA:  LANA SOBREIRA
PLANO DE AULA: A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA A VIDA
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO TERCEIRO ANO ENSINO FUNDAMENTAL I
 TURMA - C

APRESENTAÇÃO:

Este é um conteúdo de grande relevância  para que o aluno possa compreender de maneira significativa a importância da água para a vida, e também para entender a situação vivida no momento pela nossa região, sem falar da aprendizagem que estão  adquirindo com o uso do laptop em sala de aula ou em sua casa para as pesquisas e leituras sobre o tema proposto e outros que tenham necessidade.(nos finais de semana os alunos levam o laptop para suas casas)
O  professor estará sempre trazendo para a sala de aula textos diversificados que fazem  parte da realidade do aluno que possa motivá-lo  ao acesso à leitura dos mesmos.. Com isso ele irá perceber que o que é lido e falado em sua sala de aula se amplia também no entorno e além da escola.
É de grande importância que o educando  seja estimulado a discutir sobre sua realidade, produzir e ler textos dentro do assunto para poderem criticar, discutir os fatos com segurança.  
O professor e os demais envolvidos no processo precisam respeitar o modo de compreensão de alguns alunos, acatar as  tentativas de leituras deles, como também as demais atividades propostas à turma.

OBJETIVO GERAL:
Compreender a Importância da Água para a Vida, pesquisando, lendo e produzindo textos referentes ao tema, se apropriando além de outros recursos, do uso da Internet.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  Levantar as hipóteses sobre a causa da falta de chuva
 Pesquisar, ler e fazer interpretação de textos referentes a seca no Nordeste
 Produzir  texto escrito, cordel, com ilustrações conforme a interpretação de cada um.

CONTEÚDOS: Pesquisas, Leitura, Escrita, Produção de texto escrito cordel.

 METODOLOGIA:

 A metodologia utilizada será através de atividades com o laptop, também com outros recursos, com a mediação do professor em cada grupo de alunos durante o desenvolvimento das atividades em sala de aula. No momento seguinte o professor explicará sobre o tema a ser pesquisado e estudado. Logo em seguida será feita uma interpretação dos textos lidos sobre  A Importância da Água para a Vida, ( sub-tema do projeto A Duque no Centenário de Luiz Gonzaga), juntamente com os alunos. Será discutida a situação da nossa região em relação a falta de chuva. Todas as idéias  dos grupos com relação a discussão serão anotadas no quadro  para que sejam feitas leituras depois será feita a avaliação para que possa prossiguir uma discussão mais ampla e na continuação os alunos possam produzir textos referentes a consequência do desperdício da água.
Os textos  serão produzidos, digitados pelos alunos uilizando o editor de texto do Laptop, gênero textual escolhido cordel , serão feitas: produção coletiva e individual, relatando a seca no Nordeste brasileiro enfatizando a vida do sertanejo.
  No último momento os educandos apresentarão, sua produção de cordel, para os demais colegas no pátio da escola.

TEMPO Dias: 20 /04 a 20/05/2012

RECURSOS: Caderno, laptop, Internet,  lápis, borracha, guadro , lápis de cor, gravuras e textos informativos.

terça-feira, 24 de abril de 2012

RELATÓRIO - PERFIL DA TURMA


A avaliação dos objetivos traçados, dos conteúdos trabalhados, dos métodos desenvolvidos, dos materiais didáticos, e do envolvimento  e crescimento dos alunos precisa ser algo natural, contínuo, com a finalidade de verificar o que não vai bem no processo ensino-aprendizagem, para reorientá-lo continuamente, dando o apoio devido à cada situação.
A turma a qual leciono, é de terceiro ano, conta com trinta e três alunos. No início do ano letivo foi feita uma avaliação diagnóstica com objetivo de saber as hipóteses para preparar atividades de acordo a situação de aprendizagem de cada aluno. Através da  avaliação inicial foi detectado que a turma estava entre as seguintes hipóteses de escrita: quatorze alunos Alfabética Inicial, dois alunos Alfabética Pós Inicial, dez alunos Silábica Sem Valor Sonoro, três Silábica Com Valor Sonoro e quatro Silábica / Alfabética. 
Dentre os trinta e três alunos, dois sentem muita dificuldade de aprendizagem.
Foram trabalhadas, com os alunos não alfabéticos, várias atividades como: lista de materiais escolar, compras, brinquedos, nomes de animais..., alfabeto minúsculo e maiúsculo, vogais e consoantes, ditado de palavras, jogos de letras, leitura em voz alta,  pela professora, de texto poéticos sempre atentando para as palavras que rimam e fazendo troca de rimas, ditado visual, interativo, alfabeto móvel, trabalho com silabas utilizando o Uquinha ( Escola Game), a turma toda trabalhou com o editor de texto do UCA, para digitar textos, salvaram em documentos, fizeram leitura, desenharam e pintaram ilustrando o texto e muito mais. Também na formação de palavras com sílabas embaralhadas, cruzadinha, sequencia numérica, situação-problema envolvendo adição, tabelas e gráficos...e outras.
Com o apoio pedagógico sendo realizado, pela professora da turma, duas vezes na semana ( momento em que o restante da turma está na biblioteca e / ou infocentro) e com acompanhamento individual diário, houve  progresso de uma maneira significativa. Após a avaliação no final do primeiro bimestre foi constatado o seguinte avanço e o perfil da turma ficou assim: quatro alunos Alfabética Pós Inicial, quinze alunos com hipóteses Alfabética Inicial, cinco com hipóteses Silábica Sem Valor Sonoro, sete Silábica Com Valor Sonoro e dois Silábica Alfabética.


domingo, 15 de abril de 2012

PROJETO NO MUNDO DA POESIA

PROJETO: NO MUNDO DA POESIA
PROFESSORA: LANA SOBREIA
 DURAÇÃO: ABRIL A AGOSTO DE 2011
                         

                                                     Resumo



NO MUNDO DA POESIA é um projeto que foi elaborado com o objetivo de incentivar à leitura e
à escrita enfatizando que a poesia associada a atividades lúdicas, como também a conteúdos programáticos ajudam no desenvolvimento da aprendizagem, principalmente estimula o prazer de ler e escrever em alunos com difuculdades de aprendizagem. O Projeto foi desenvolvido no período de abril  a novembro  de 2011, na Escola Pública Duque de Caxias, Irecê-ba
 O Projeto foi divido em  etapas: na primeira etapa os alunos estudaram a estrutura textual, logo em seguida leram textos de vários autores infantis, pesquisaram a biografia de muitos poetas da região de Irecê e de outras regiões, em momentos na abertura das aulas diariamente cantavam cantigas- de- roda, sempre atentando para as rimas e musicalidade nas palavras, fizeram dramatizações e painéis poéticos, realizaram leituras e análises de poemas, foram selecionados poemas de cada aluno para a organização do livro a ser
editado.Livrinhos que foram produzidos e ilustrados por eles. Foi realizada uma culminância no final do projeto com um recital apresentado pelos alunos lendo seus próprios textos e também por professores. No final do recital aconteceu o esperado lançamento do livrinho: NO MUNDO DA POESIA. Os alunos demonstraram satisfação em serem os autores. Foi um momento de muita emoção e aprendizagem.
         
   Palavra chave: Ludicidade, Poesia, emoção.

 OBJETIVOS
 Incentivar  a prática da leitura e a produção de textos poéticos.
 Desenvolver habilidade, criatividade e a criticidade.
 Conhecer a estrutura do gênero poético
 Fazer leitura de poemas observando a pontuação, a entonação e o ritmo
  bem como a temática e o significado de palavras desconhecidas no
texto.
 Desenvolver habilidades ortográficas e gramaticais.
 Produzir texto coerentes e coesos


                                                  METODOLOGIA
O Projeto No Mundo da Poesia foi desenvolvido no período de abril a novembro de 2011.  A introdução ao estudo da poesia foi dinamizada através da leitura de poemas que abordavam essa temática; os alunos
estudaram  parlendas, cantigas de roda, fizeram dramatizações e painéis poéticos, realizaram leituras de poemas de autores infantis, estudaram os conceitos de poema, verso, estrofe, rima, ritmo, poeta e temática poética; analisaram poemas fizeram troca de palavras que rimam nos finais dos versos, trabalahamos as músicas de domínio popular: Pombinha Branca, O sapo não lava o pé, Alecrim Dourado e outras. Eles se entusiasmaram com o tema: Pequenos Poetas à eles dedicado, confeccionaram um livrinho com seus próprios poemas. As dinâmicas de leitura e produção textual foram dinamizadas a partir de desenho e pintura. Os alunos criaram poemas a partir dessas imagens e também de músicas e de suas pinturas e desenhos.  Cada pequeno-poeta fez com orientação do professor a autoavaliação
de suas produções poéticas. Houve preparação de recital e foram selecionados poemas de cada aluno para a organização do livro NO MUNDO DA POESIA houve uma Parada poética com recital de poesias pelos alunos e professores e exposição de trabalhos à comunidade escolar. As atividades foram expostas na própria escola.

sábado, 14 de abril de 2012

SEGUINDO EM FRENTE

magemhttp://br.bestgraph.com/gifs/papillons-1.html

 

Ponto de partida...
Busca, esforço,tentativa
Como uma borboleta 
No casulo, querendo mudar de vida

A importante construção do saber
Exige tempo, determinação
Vontade, paixão e ousadia
Na conquista do desejo do coração

 Tentar sozinho... é difícil
Como a lagarta rompe o casulo
 e acha a saída
É preciso coragem para seguir em frente...
E sair do ponto de partida

À margem do caminho
Não é certa a direção
E sim num circulo de amigos
Onde todos dão as mãos

O saber é compartilhado
A criatividade se multiplica
Na construção de novas idéias
O mundo que se busca se conquista

                                 Lana Sobreira



 Produzi esse texto me referindo ao Projeto UCA. Pois é o que acontece comigo. Encontrei dificuldade no início, depois fui adiquirindo um pouco de habilidade e estou prosseguindo, tentando avançar no que diz respeito ao conhecimento das tecnologias da informação, contando com a equipe formadora do projeto e até aqui tenho encontrado o apoio necessário para que eu possa prosseguir nessa trajetória de aprendizagem.

quarta-feira, 28 de março de 2012


A continuação do Projeto UCA



O projeto UCA, recomeça. Os professores, os alunos estão se apropriando de mais conhecimento e prática no manuseio dos laptops como também adquirindo um amplo aprendizado com relação as tecnologias da informação. Espero que nós os aprendentes ( professores e alunos) consigamos desenvolver e expressar nosso raciocínio nas situações desafiadoras, diversificadas que o projeto  oferece.
As oficinas que aconteceram nos dias: 26 e 27/ 03/ 2012, foram de grande valia pelas aulas teóricas e práticas que nos despertaram para a aprendizagem através de situações desafiadoras com a participação das formadoras: Sule, Raquel e Salete e também do nosso professor Gervásio.
Acredito que o desenvolvimento das nossas habilidades depende da realização de atividades variadas, e isso está acontecendo nesse projeto.

                          Lana Sobreira