segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

RESPEITO AO AFRO-BRASILEIRO

Reflexão da aluna Poema, de oito anos, sobre o respeito

Todos nós sabemos que respeitar é presiso. O respeito ao afro-brasileiro é muito inportante e para todas as outras  pessoas tambem. É bom  respeitar e ser respeitado. Todos os seres humanos merecem. O afro-brasileiro trouxe para nós brasileiros, sua culinária, como também seu artesanato que é muito rico, feitos de argila, outros com penas, sementes,etc. Suas riquezas naturais, suas danças,  crenças, sua cultura. Muitas coisas o afro-brasileiro nos trouxe, também  o respeito e muita seriedade.
É por isso que admiro o afro-brasileiro e o seu artesanato.
  Aluna: Poema Prereira Torres

              3° ano B

domingo, 4 de dezembro de 2011

CULMINÂNCIA DOS PROJETOS

Destaco alguns pontos dos projetos que foram desenvolvidos na Escola Duque de Caxias no decorrer desse ano.  O desenvolvimento em si foi muito produtivo, haja vista foi possível perceber o envolvimento a aprendizagem dos alunos e de nós professores  nas mais diferentes situações que surgiram como estratégias desafiadoras, provocações relacionadas à busca de saberes dentro dos mais variados temas de estudos. Com o  projeto UCA, desenvolvemos um de poesia (  faremos a culminância dia 14/12/2011), o qual foi bastante interessante e produtivo, o produto final será com o lançamento de um livrinho de poesias produzido pelos alunos, e dentro desse evento acontecerá um sarau. O projeto: Somos filhos do Brasil, Netos do mundo, a culminância aconteceu sexta-feira, próxima passada, com a participação de toda a  comunidade escolar.
O encerramento do projeto UCA, que aconteceu no dia dois de dezembro, foi muito importante, tivemos a oportunidade de discutir assuntos interessantes como: reforma do PPP( projeto político pedagógico) da escola Duque de Caxias e muitos outros assuntos referentes à escola.  Foi lido e discutido o antigo PPP, onde nós professores juntamente com a formadora Raquel ficamos inteirados da grande necessidade de uma reforma para acrescentar as novas tecnologias como também modificar idéias  consideradas ultrapassadas, foram refeitos alguns trechos com intuito de melhorar a estética do texto. O final desse encontro foi bem divertido e emocionante.
As várias atividades propostas durante todo o processo do projeto Somos filhos do Brasil, Netos do mundo,, foram importantes para avaliarmos os nossos alunos. Eles alcançaram avanço nos conhecimentos em relação aos mais diversos temas como: escravidão, preconceito, discriminação, costumes, danças, crenças..., fizeram reflexão sobre o respeito às raças, sobre as diferênças de cada indivíduo e sobre a quetão de sermos todos iguais...desconstruiram e reconstruiram alguns conhecimentos em favor da igualdade, da solidariedade, do respeito mútuo, do amor ao próximo... Como professora fiz intervenções necessárias à compreensão dos alunos em relação as demais atividades e percebi um entusiasmo, uma motivação por parte deles, percebi que se sentiram encorajados(as) à resolverem as situações com autonomia. Interessante que nas mais diversas tarefas os alunos manifestaram sua própria forma de pensar, de resolver desafios, em alguns conteúdos, especialmente na introdução de novidades. Houve atividade que convidava o aluno a utilizar os seus próprios recursos para resolver situações desafiadoras. O ukinha foi imprescindível na execução dos projetos e em todas as outras atividades dentro e fora da sala de aula. Foi utilizado para pesquisa, filmagens, fotografias, leitura, bate-papo,etc. Os alunos criaram blogs, e-mails, produziram textos, digitaram e postaram no blog da sala de aula e muito mais. Fizemos avaliações  através de registros (escrito, fotográfico e muitos outros). Pude registrar por escrito minhas experiências e as observações sobre as crianças, também pude refletir sobre minha prática, revendo meus atos, organizando pensamentos e experiências, fazendo reflexão(  repensando), solucionando as dúvidas, relacionando a prática com as teorias  e por intermédio desse repensar,  pude rever os caminhos trilhados, acompanhar o progresso a dificuldade  de cada aluno, e observar o produto final com a certeza de um dever cumprido. Emfim, me senti preparada, enfrentei os desafios com segurança.
Os objetivos dos referidos projetos fizeram o aluno: vivenciar, compreender, reconstruir conhecimento de maneira bem articulada, adqurir capacidade de transformar as informações em conhecimento, por meio de atividades  desafiadoras,etc. Por isso os resultados foram positivos durante todo processo e também na culminância de cada projeto. Veja o depoimento seguinte:

O educador deve estar preparado e saber intervir no processo de aprendizagem do aluno para que ele seja capaz de transformar as informações (transmitidas e/ou pesquisadas) em conhecimento, por meio de situações-problema, projetos e /ou outras atividades que envolvam ações reflexivas. O importante é que haja um movimento entre estas duas abordagens pedagógicas de forma articulada, propiciando ao aluno vivenciar o fazer e o compreender e, consequentemente, a (re) construção do conhecimento ( Jean Piaget)