quarta-feira, 27 de julho de 2011

A RELEVÂNCIA DO PROJETO UCA

O projeto, UCA,é muito importante para a educação. Antes o riso em contraste com a seriedade, agora a realidade de um objetivo sendo alcançado.
Vivemos em um mundo em constante mudança e precisamos nos preparar a cada dia para enfrentarmos novidades. Nesse sentido não devemos ficar atemorizados com o novo, podemos considerar que somos seres que sempre aprendem, estamos constatemente evoluindo e aperfeiçoando nossa forma de ver e criticar a realidade.
Temos que pensar na formação de individuos que estão sempre enfrentando novos desafios, aprendendo a promover novas articulações entre suas formas de raciocínio. Daí por diante os alunos vão adquirindo habilidades pois elas dependem da realização de atividades variadas. Muitas vezes é necessário repetir determinadas tarefas até que a turma adquira domínio pleno das atividades requeridas. Acredito que é o professor a pessoa mais indicada para promover o equilíbrio entre as formas de sistematização.Por isso, a grande importância do projeto UCA também para o professor.
Como sabemos os alunos são frequentemente estimulados a procurar soluções próprias para as situações desafiadoras, e encontram, assim,espaços para criar e para mostrar suas diferentes maneiras de pensar.
O módulo III, nos mostra muitas opções de como se trabalhar atividades variadas.

                                                               Lana Sobreira Menezes

INCLUSÃO DIGITAL

As novas tecnologias , em particular a internet, vieram para ficar e já começam a alterar o comportamento da sociedade como fizeram um dia o telefone, o rádio e a TV. Somos hoje a sociedade da informação tendo em nossas mãos uma infinidade de soluções digitais cada vez mais surpreendentes e poderosas. No entanto, todos estes avanços ainda não estão disponíveis para toda a população. Custos altos, falta de infra-estrutura, ausência de capacitação e de uma política definida para a inclusão digital.
A sociedade da informação tem que ser para todos, sua democratização deve possibilitar que toda a população tenha acesso às novas tecnologias, utilizando utilizando em todo o seu potencial, incluindo aí o acesso a rede mundial.
Inclusão digital é, dentre outras coisas, alfabetização digital. É a aprendizagem necessária ao indivíduo para circular e interagir no mundo das mídias digitais como consumidor e como produtor de seus conteúdos e processos.
Sem esta compreensão, pode-se construir toda uma custosa parafernália tecnológica que será acessada tal como fazemos hoje com o rádio e a televisão. Por isso, os produtos, conteúdos, relações e atividades a partir da rede são radicalmente diversos do que temos nessas velhas mídias não digitais em que a relação comunicacional é bastante verticalizada.
Já não há mais futuro para o analfabeto digital. Nos Estados Unidos, de maneira crescente no Brasil quem não dominar a informática não encontrará lugar no mercado de trabalho. Mesmo sendo á procura de uma vaga como office-boy
Qualquer profissional autônomo que se preze faz pesquisa na internet. O contato com o mundo exterior se dá pela rede de computadores.
Há futuro para o analfabeto digital com a inclusão digital; até porque dominar os códigos das redes eletrônicas é tão importante como até agora tem sido saber ler e escrever.
A necessidade se impõe cada vez mais no uso do computador na escola. Todo mundo já sabe que as novas tecnologias precisam ser corporadas á educação porque fazem parte do dia-a- dia das pessoas e estão presentes nas mais variadas áreas da sociedade. Porém...infelizmente nem todos os professores têm amplo acesso a infomática. Na verdade eles podem ser divididos em dois grandes grupos: 1 ) os que estão familiarizados com os micros mas não sabem utilizá-los em sala de aula; e 2 ) os que nunca chegaram perto da máquina. “ o mundo mudou . As informações,o conhecimento e a produção cultural se dão hoje num sistema de redes, mas a escola continua vertical, parece uma linha de produção ou uma escola shopping center aonde os alunos vão para consumir conhecimento,não para produzi-lo” avalia Nelson de Luca Pretto, Diretor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

ATIVIDADES EM SALA DE AULA

O módulo III, tem nos dado bastante subsídio, pois atividades que já haviam sido trabalhadas em sala de aula depois da leitura dos textos do referido módulo,foram aperfeiçoadas e propostas aos alunos. A cada dia percebo avanço e dedicação dos alunos em relação a aprendizagem e especialmente no uso do computador. Não quero dizer que eles avançaram da noite para o dia é um processo e eu acredito muito no potencial de cada um, pois sei que cada aluno é único, e cada um, tem seu tempo de aprendizagem. 

Acredito que os alunos estão imersos neste mundo tecnológico, desenvolvendo processo de aprendizagem, mesmo não tendo um contato frequente com o computador eles demonstram algum conhecimento. Na sala de aula nós planejamos as aulas assim: dois dias na semana, trabalhamos um período com o uso do laptop acessando redes sociais e/ou pesquisando,digitando etc.

Os alunos se manifestam ativamente na escolha de temas a serem pesquisados, e fornecem pistas para o professor sobre a melhor forma de promover articulações entre as questões que vão surgindo no processo.

Hoje é comum dizer que a tecnologia faz parte do dia-a-dia das pessoas e é relativamente fácil constatar isso. Nas experiências vividas, descobrimos necessidades variadas de conhecimentos. Nossa curiosidade frequetemente é despertada pelo novo e não devemos temer em enfrentar os demais desafios que estão sempre surgindo.

                                                               Lana Sobreira Menezes

sábado, 23 de julho de 2011

Atividades no Uquinha (laptop)

O projeto, de poesias,  que estamos desenvolvendo, que tem por título, NO MUNDO DA POESIA, está sendo bem produtivo haja vista percebe-se o envolvimento dos alunos com relação a leitura do referido gênero como também estão produzindo poesias mostrando suas habilidades no reconhecimento da estrutura do texto, reconhecendo a musicalidade, nas palavras, que é própria do gênero como a entonação das rimas etc. Quando participam das aulas no infocentro como também na utilização dos Uquinhas em sala de aula eles demonstram interesse no manuseio, na busca de algo novo que possam saciar seus anseios... isso na minha concepção é positivo, podemos dizer que  estamos participando de uma etapa de aprendizagem proposta ainda muito recente, acredito ser natural as crianças estarem demonstrando muita euforia. Certamente no decorrer dos dias e com a aquisição da prática  compreenderão e se concentrarão mais no que diz respeito  a realização das atividades requeridas para uma melhor sistematização dos conteúdos, e objetivos traçados. A empolgação sobre as produções, como eles falam " somos os autores" está sendo significativa a maior parte da turma que é de terceiro ano, já produziu textos muito interessantes, eles mesmos escolhem os títulos de acordo os conteúdos já trabalhados.Veja alguns que já foram escritos no papel e que iremos  utilizar o editor de texto o Kword  para digitá-los.

A NATUREZA

A natureza é linda
Precisamos proteger
Faz parte da nossa vida
É  bom você saber

É bom viver e proteger
Os animais, com cuidado especial
Os pássaros, os beija-flores e tudo mais
Não deixar que aconteça nenhum mal

                   Samila Rosa de Oliveira

MINHA ESCOLA É BONITA

Tem uma parte construida de madeira
Mas gosto mesmo assim
Isso não impede de se aprender
Não tenho de que reclamar
Eu mesma gosto de nela estudar

Gosto das tarefas e também das brincadeiras
Estudo em casa e na sala de aula 
Faço minhas atividades sem preguiça
No laptop, no caderno, no livro, na folha de ofício

                  Samila Rosa de Oliveira

UMA BORBOLETINHA

Uma lagartinha que vivia  no casulo
Um dia se esforçou, se esforçou e saiu
Só que transformada em uma linda borboleta
Colorida feliz a voar entre as flores
 Mostrando suas lindas cores

       Lara Souza Martins

 A MINHA ESCOLA

Na minha escola
Estudo, aprendo
Brinco e faço tarefas
Gosto de estar sempre lendo

Utilizo o meu laptop
Para estudar e pesquisar
Quando termina o trabalho
No laptop começo a jogar

            Alexsandre Pereira Machado Júnior

O MEIO AMBIENTE

É bom cuidar bem do meio ambiente
Evitar o desperdício e a poluição
Cuidar bem dos animais
Pois alguns estão em extinção

          Eduardo Souza de Figueredo

MINHA CIDADE

Ela é muito grande
Suas ruas e praças
São muito bonitas
Amo de paixão
Ela faz parte do meu coração

Nasci em Irecê
Linda cidade da Bahia
Admiro sua beleza
Nela vivo com alegria

Irecê do meu Sertão
Cidade que eu admiro
Se for pra escolher
Essa cidade que eu prefiro

       Otávio Costa de Oliveira

IRECÊ LINDA CIDADE

São lindas as suas paisagens
São alegres e coloridas
As praças arborizadas
Pássaros cantam
Nas árvores floridas

              José Murilo da Silva Menezes

A  POLUIÇÃO

 Apoluição é muito ruim
Temos que evitar
Vamos produzir menos lixo
Com o desperdício temos que acabar

O planeta está sofrendo
Por causa da poluição
Transmite muitas doenças
Prejudica a respiração,
A visão, a audição

Não jogue lixo nas ruas
Nos mares, rios e lagoas
Crianças, vamos fazer nossa parte
Pra todo mundo ficar de boa!

                             José Murilo da Silva Menezes

CUIDAR É PRECISO

Do meio ambiente, cuidar é preciso
O ser humano ao modificar a paisagem
Deve ter cuidado com a natureza
Para não tirar toda a sua beleza

              Vinícius dos Reis Silva


 A ÁGUA

A água é alimento
Lembre-se e não desperdice 
Pois um dia poderá faltar
Como poderão ficar
Os animais e as plantas
Os seres humanos
Precisam de água para viver

Hoje em dia
As águas de muitos rios
Estão poluídas
A água do mar é muito salgada
Não podemos beber
E aí, como irá ficar?
Se todos precisam de água para viver

Lembre-se dos animais
Dos passarinhos nos quintais
Não deixem morrer de sede
É uma vida pense. E o amanhã?

      Eduardo Souza de Figueredo


             O PÁSSARO

O pássaro voa entre as árvores
Batendo as asas se equilibrando no ar
O seu canto é tão bonito
Faz a gente admirar

Ele busca todo dia 
Alimento para os seus filhotinhos
Sai nas manhãs frias 
E sempre volta para seu ninho

quinta-feira, 21 de julho de 2011

ENTREVISTA COM MAGDA SOARES

 LETRAR É MAIS QUE ALFABETIZAR
Magda Becker Soaes

 Nos dias de hoje, em as sociedades do mundo inteiro estão cada vez mais centradas na escrita, ser alfabetizado, isto é, saber ler e escrever, tem se revelado condição insuficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código escrito, é preciso fazer uso da leitura e da escrita no cotidiano, apropriar-se da função social dessas duas práticas; é preciso letrar-se.

 " A cada momento multiplica-se as demandas por práticas de leitura e de escrita, não só na chamada cultura do papel, mas também na nova cultura da tela, com os meios eletrônicos",  diz Magda, professora emérita da  Universidade Federal de Minas (UFMG).Se uma criança sabe ler, mas não é capaz de ler um livro, uma revista, um jornal, se sabe escrever palavras e frases, mas não é capaz de escrever uma carta, é alfabetizada, mas não é letrada,explica. Para ela, em sociedades grafocêntricas como a nossa, tanto crianças de camadas favorecidas quanto crianças das camadas populares convivem com a escrita e com práticas de leitura e escrita cotidianamente, ou seja, vivem em ambientes de letramento.

" A diferênça  é que crianças das camadas favorecidas têm um convívio inegavelmente mais frequente e mais intenso com material escrito e com práticas de leitura e de escrita", diz. " É  prioritário propiciar igualmente a todos o acesso ao letramento, um processo de toda vida" .

                                                                    ( ELIANE BARDANACHVILI)

Lendo o texto acima citado, entrevista, como também o texto Letramento e Alfabetização de Magda Beker Soares, me apropriei de conhecimentos muito importantes para a minha prática docente. Como estamos desenvolvendo um projeto em sala de aula, Um computador por aluno, associei os conhecimentos e produzi um texto em versos e rimas falando da importância, da necessidade do letramento na alfabetização convencional e também na digital, pelo fato de estar se multiplicando as demandas por práticas de leitura e escrita não só na conhecida cultura do papel mas também na cultura da tela. Veja a seguir:

   LETRAMENTO E INCLUSÃO DIGITAL

Letramento é levar o aluno
Ao exercício das práticas sociais
De leitura e de escrita  em vários suportes,
Inclusive no laptop
É um processo que se estende
Por todo processo da escolaridade
É mais que isso; por toda a vida
Não precisa fazer confusão
O processo de letramento
É fundamentalmente
O processo de escolarização.

Letramento e alfabetização
Esses dois processos não se distinguem 
Para que não continuemos nos enganando
Nós professores; podemos alfabetizar letrando

Letramento soma-se com alfabetização
Não se pode distinguir
Os dois processos unidos são
Alfabetizar letrando significa levar
A criança a aprender a ler e a escrever
Levando-a com práticas reais
De leitura e escrita a conviver

Estamos substituindo as tradicionais,
Atividades, por leitura e pesquisas no laptop,
Não  esquecendo dos livros, revistas, jornais.
Material que circula na escola e na sociedade
Criando situações de práticas, produções e muito mais...

Em história, geografia e ciências
Na matemática, mundo tecnológico, então
Letrar para todos os professores,
É função e obrigação.

Letramento é o estado de que vive o indivíduo
Que não só sabe ler e escrever
Mas exerce as práticas sociais
De leitura e escrita
É alfabetizado digitalmente
Sabe ler e interpretar tabelas
Formulários, sua carteira de trabalho
Suas contas de água, luz e telefone
Sabe escrever, e escreve cartas, bilhetes e telegramas
Preenche formulários,
Sabe em qualquer momento redigir
Um ofício e também um requerimento

Letramento é viajar
Por lugares desconhecidos
Sem que seja necessário
Sair da poltrona onde está
Sem precisar pegar o trem
Letramento é um bem
É chorar lendo lindas histórias de amor
Sentir o abraço dos personagens
Descrever a beleza de uma flor
É navegar na internet através do monitor

Letramento é informação
Conhecimento do mundo tecnológico
É uma receita de bolo é notícia de jornal
Um bilhete simplesmente
Notícias sobre o presidente
Não é treinamento repetitivo
É telegramas e cartas de velhos amigos!

É um mapa mundi
Manual de instrução para todos os fins
Relacionar o passado e o presente
Numa viagem contínua, avançar no aprendizado
E nunca pensar em chegar ao fim

É comunicação com a família
E leitura através da tela
Busca constante do saber
Roca de informações
Interesse no que se deseja conhecer!

Letramento é pensar, criar, produzir...
Viajar na leitura por esse mundo a fora
Observar uma linda paisagem
Fazer leitura de imagem
É relacionar o antes com o agora

Letramento é divertimento
jogar com segurança no computador
O programa preferido na TV
Compreensão de roteiros é ler e  folhear revistinhas
Pateta, Pato Donald, Mônica, Tio Patinhas...

Letramento é o improviso
Versos de amor de um poeta
Declaração com metáforas
Das coisas belas da vida
Uma lista de compras
Cartas de despedidas

Letramento tem como seu componente
A alfabetização
São dois processos unidos
Só que distintos não são
Letramento precisa ter
Grande presença na escola
É um tema tão relevante
Na educação, não pode ficar de fora!

Letramento é compreensão
É rir e chorar Expressar o que sente o coração
Ler e escrever lindas histórias de amor
Mesmo que seja só no pensamento
É estar sempre em busca de mais conhecimento.

Letramento é conhecer e viver
Os belos momentos da vida
Conhecer o seu e outros mundos
Ler, pesquisar, viajar, navegar no computador
Ou até escrever um poema de amor

É sonhar na leitura de bons livros
Interpretar belas metáforas
Viajar no pensamento
Em busca do conhecimento
Ou mesmo escrever uma carta

Letramento é pensar
Descrever a beleza do mar
Improvisar lindos versos
Observar a natureza de perto
Compreender o mundo, o ambiente
Ou ate mesmo tentar fazer
Tudo isso, simplesmente!

Letramento é emoção
É compor uma canção
Externar os sentimentos na tela e no papel
Do comodismo tirar o véu
Memorizar não ser esquecido
Seguir orientações
Para que não fique perdido!


Reflexão sobre o texto: Alfabetização e letramento, Magda Soares

                                                        Lana Sobreira Menezes

quarta-feira, 20 de julho de 2011

APRENDENDO E ENSINANDO

O projeto, UCA, é muito importante para a educação. Antes o riso em contraste com a seriedade, agora a realidade de um objetivo sendo alcançado.
Vivemos em um mundo em constante mudança e precisamos nos preparar a cada dia para enfrentarmos novidades. Nesse sentido não devemos ficar atemorizados com o novo, podemos considerar que somos seres que sempre aprendem, estamos constatemente evoluindo e aperfeiçoando nossa forma de ver e criticar a realidade.
Temos que pensar na formação de individuos que estão sempre enfrentando novos desafios, aprendendo a promover novas articulações entre suas formas de raciocínio. Daí por diante os alunos vão adquirindo habilidades pois elas dependem da realização de atividades variadas. Muitas vezes é necessário repetir determinadas tarefas até que a turma adquira domínio pleno das atividades requeridas. Acredito que é o professor a pessoa mais indicada para promover o equilíbrio entre as formas de sistematização. Por isso, a grande importância do projeto UCA também para o professor.
Como sabemos os alunos são frequentemente estimulados a procurar soluções próprias para as situações e para mostrar suas diferentes maneiras de pensar. A presença do professor é importante para fazer a mediação da aprendizagem.

                                                                             Lana Sobreira